Comida Congelada

comida congelada marmita congelada fitness saudavel

Olá pessoal, o assunto que eu vou falar hoje é muito legal! Estou super feliz de trazer esse tema para vocês hoje. Vamos falar sobre comidas congeladas, todas as técnicas, todos os benefícios e muito mais.

Congelamento

O processo de congelamento é basicamente feito para manter alimentos perecíveis estocados por mais tempo do que eles aguentariam, utilizando baixa temperatura que preservam suas características naturais e além de tudo deixa longe de contaminação.

Ao se congelar um alimento, ocorrerá uma modificação no seu estado, devido à cristalização da água que existe nele. A velocidade de cristalização é muito importante, devido à formação desses cristais de gelo.

Algumas pessoas ainda tem preconceito com a comida congelada, já que anteriormente a fama desse alimento não foi muito boa. Traz a lembrança de alimentos com grandes quantidades de sódio, gordura e conservantes.Isso pode até ser verdade, mas ocorre quando nos referimos aos produtos industrializados que são vendidos nos mercados. Mas não é desse tipo de refeição que eu quero conversar com vocês hoje.

Congelados Caseiros

Esses são os queridinhos da vez e com toda a razão, está cada vez mais sendo uma ótima opção a ser escolhida!

Inicialmente um fator importante é a escolha do alimento, deve ser fresco, limpo e de boa qualidade, esse processo deve ser tratado com muita atenção. Bons ingredientes geram boas receitas. Após uma boa escolha podemos iniciar os processos de pré-preparo. O alimento pode passar por processo de limpeza, descascamento, corte, entre outros. O importante é que todos esses processos ocorram em ambiente limpo e destinados a esse tipo de serviço.

Por fim, é feito o preparo e o envase, ou seja, após a preparação as receitinhas vão para as suas marmitinhas esperarem a hora certa de serem congeladas.

Tipos de congelamento

O congelamento consiste em submeter um alimento a -18° C, com isso evita o crescimento bacteriano e a putrefação. O congelamento evita a deterioração do alimento, também fornece um controle microbiológico. E a melhor parte, preserva os nutrientes do alimento.

No congelamento o alimento perde todo calor próprio, desde sua parte interna até as extremidades, adotando postura rígida quando a temperatura ideal atinge o seu interior. Dentre os modos de congelar podemos encontrar alguns tipos:

Supercongelamento – resfriamento super rápido a – 40°C

Congelamento- resfriamento mais lento a – 18°C

Congelamento à base de nitrogênio

Esse tipo de congelamento dá aos alimentos a aparência mais próxima possível do natural, um fator contra é que apresenta um alto custo por sua tecnologia e sofisticação. É normalmente utilizado quando se processam maiores quantidades de alimentos, pois é um método eficaz e rápido, o que é essencial no processo.

É basicamente uma câmara frigorífica. Importante lembrar que a capacidade do equipamento de refrigeração está vinculada à quantidade de produto e ao tempo pretendido para cada situação.

Congelamento à base de criogênicos

Consiste no congelamento em temperaturas bem baixas. São armários que possuem placas de congelamento em cada prateleira, o que faz com que todos os alimentos entrem em contato com o frio imediatamente. Isso faz com que as comidas congeladas sejam mais rapidamente. Diminuindo o tempo de preparo-congelamento.

Benefícios de alimentos congelados

Muitos se perguntam se realmente vale a pena investir em comidas congeladas, e com certeza sim! Vim trazer para vocês os benefícios de inovar com essa nova onda do mercado atual.

Praticidade

Sem dúvida escolhi esse ponto primeiro porque nos dias de hoje praticidade é necessário. E esse é o principal motivo do sucesso das refeições prontas congeladas. Na correria do dia a dia, reservar um tempo para preparar comidas saudáveis e saborosas pode ser bastante complicado. Imagina substituir todo esse tempo por somente colocar a marmita no microondas.?

Maior validade

O congelamento proporciona uma data de validade maior do que dos alimentos frescos. Como foi explicado acima a baixa temperatura inibi o crescimento de microrganismos, retardado drasticamente a deterioração dos alimentos.

Sem conservantes artificiais

O único conservante nesse caso é o frio, não sendo necessário adicionar nenhum tipo de conversantes a comida. E isso é maravilhoso pessoal, conversantes são péssimos para a nossa saúde;

Cardápio diversificado/Comida balanceada

Esses dois pontos foram colocados juntos pois estão atrelados. Com a opção de escolher por inúmeras marmitas, a sua refeição se torna diversificada e balanceada, pois as marmitinhas fitness sempre estão marcando presença!

Uma dica de praticidade VIpfood: levar os pratos individuais para seu trabalho. São 15 opções de marmitas congeladas!

Nutrientes bem conservados.

Umas das melhores partes, quando consumimos a marmitinha congelada não estamos perdendo! O nutriente continua ali, esperando pela gente. Obviamente que todo processo tem que ser respeitado, da cocção ao congelamento.

Descongelamento

Outra parte muito importante de todo esse processo que estamos falando é o descongelamento, por vezes todo processo foi feito de maneira correta, e ao descongelarmos acabamos perdendo boas qualidades sensoriais. Por isso, fiquem atentos às dicas:

Descongele os alimentos na geladeira ou no micro-ondas

Na hora de descongelar, nunca deixe os alimentos à temperatura ambiente. O risco de contaminação é elevado e pode alterar o sabor e a cor do produto.

Por isso, retire o alimento do congelador e deixe-o dentro da própria geladeira ou use a função descongelamento dos micro-ondas. Jogue fora a água que resulta do processo para evitar a proliferação de micro-organismos.

Para acelerar o descongelamento, você pode deixar o alimento na água fria, mas na embalagem fechada. Feito isso, ele precisa ser consumido no prazo de 24 horas. Os legumes e os peixes congelados podem ser cozidos diretamente.

Dicas

Agora vou passar para vocês algumas dicas para potencializar o bom uso das comidinhas congeladas;

Quanto menor a porção congelada melhor!

Prefiram por porções individuas, que serão comidas em uma única refeição. O ato de descongelar e congelar cria um ambiente perfeito para proliferação microbiana, e não queremos isso! Além de tudo uma porção menor é mais fácil de descongelar.

Perfeito para a sua dieta low carb! Kit com 15 marmitas congeladas em nossa loja. Confira.

Para o transporte utilize bolsa térmica.

É de suma importância pessoal, que o congelamento se mantenha o tempo todo antes da comida ser consumida. O tempo que você deixa a comida no carro quente enquanto vai fazer outras coisas, faz com que a temperatura suba, propiciando um bom ambiente para as bactérias.

Após descongelamento, consuma!

Não deixe para depois, não esquente uma marmita no almoço ser irá consumir somente na janta. Sabemos que as vezes o tempo é curto e alguns minutos fazem diferença nessa correria toda. Mas esse é um tempo que não podemos economizar, lembre-se a nossa saúde é o bem mais precioso.

Pessoal, esse foi o nosso tema de hoje. Gostaram? O que acham das marmitinhas? Deem uma olhada no nosso site, está repleto de opções que podem nos ajudar muito no dia-a-dia.

 

Até semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, quer fazer seu pedido?