O Colesterol não é um vilão

Gorduras Trans Colesterol. As vilãs da alimentação moderna. Fast food e a falta de praticidade do dia a dia

Olá, pessoal tudo bem? Hoje nós vamos falar sobre um assunto que já foi conversado aqui no blog, mas que sempre é bom ser relembrado: colesterol!

Vamos lá, o que sempre ouvimos dizer sobre o tal do perfil lipídico. É muito importante saber do que se trata, entender o que os exames dosam em nosso corpo. O perfil lipídico nada mais é que um dos perfis do hemograma que dosa a quantidade alguns lipídeos (gorduras) presentes no sangue.

Após o exame ser feito, o resultado é sempre comparado com as referências, assim o seu médico/nutricionista pode avaliar o seu quadro de saúde.

É sinônimo de saúde quando seu resultado está entre os valores de referência. Sabemos que valores altos apresentam grandes riscos à saúde, mas lembrando que valores baixos demais também podem causar riscos e danos. Afinal, as referências são feitas para serem seguidas.

Nos referimos como HDL ao bom colesterol e LDL ao mau colesterol. Entretanto, o HDL e LDL desempenham papel importante na bioquímica do corpo e o equilíbrio das dosagens trazem benefícios ao organismo. Alguns deles são:

  1. O corpo utiliza o colesterol para produção de hormônios que ajudam a combater o estresse e protegê-lo contra doença cardíaca e câncer.
  2. O corpo precisa de colesterol para produzir todos os hormônios sexuais, incluindo androgênio, testosterona, estrógeno, progesterona e DHEA (hormônio do crescimento). Mulheres que apresentam percentual de gordura muito baixo deixam de menstruar por falta de alguns hormônios.
  3. O corpo também utiliza o colesterol para produção de vitamina D, vital para os ossos e sistema nervoso, crescimento, metabolismo mineral, tônus muscular, produção de insulina, reprodução e funcionamento do sistema imunológico.
  4. Os sais biliares são produzidos a partir do colesterol. A bile que é produzida no fígado e estocada na vesícula é vital para a solubilização da gordura ingerida na alimentação.
  5. O colesterol é necessário para a função correta dos receptores de serotonina no cérebro. A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro promovendo o bem estar, o nível de colesterol abaixo das recomendações tem correlação com comportamento agressivo, violento e depressão.
  6. O leite materno é especialmente rico em colesterol e contém uma enzima especial que ajuda o bebê a utilizar esse nutriente. Bebês e crianças precisam de alimentos ricos em colesterol para o seu crescimento garantindo o desenvolvimento cerebral e do sistema nervoso.
  7. O colesterol da alimentação desempenha um papel importante na manutenção da saúde do intestino.

LEMBRE-SE: Devemos manter os níveis do colesterol dentro das referências.

foto bonita de comida rica em gorduras, como colesterol


LDL

Lembramos que nível alterado do colesterol LDL pode trazer grandes problemas para o funcionamento do organismo. Quando o colesterol LDL está alto, aumenta-se o risco de doenças cardiovasculares, como angina, infarto ou AVC.

O colesterol LDL alto é ruim para a saúde porque participa da formação das placas de ateromas nos vasos do coração e do cérebro, restringindo a passagem de sangue por estes órgãos.

A elevação do LDL pode ser causada por fatores hereditários, sedentarismo, alimentação e idade, sendo particularmente perigoso porque não apresenta sintomas.

Seu tratamento é simples mudanças na alimentação, prática regular de atividade física e, em alguns casos, uso de medicamentos para o colesterol, como Sinvastatina, Atorvastatina ou Rosuvastatina, por exemplo, receitados pelo médico.

Sintomas do colesterol LDL alto

O colesterol (LDL) alto não apresenta nenhum sintoma, por isso é de extrema importância que os exames laboratoriais sejam realizados regularmente (hemograma com perfil lipídico).

 A recomendação para realização desses exames deve ser individualizada, e orientada pelo médico, sendo que pessoas com fatores de riscos associados, como hipertensão, diabetes, tabagismo ou que apresentam histórico familiar de colesterol elevado, necessitam de um cuidado maior e devem realizar esses exames anualmente.

Colesterol é uma das principais causas de ataque cardíaco no Brasil

DIETA EQUILIBRADA

Como sempre dizemos aqui o equilíbrio é tudo! Podemos encontrar uma maneira de colocar a presença de alimentos que possuam a gordura correta que devemos consumir. Evitando sempre alimentos ultra processados e optando por alimentos naturais.

É importante sempre buscar ter uma boa alimentação. Devemos sempre ter nossos momentos de prazer e optar por alguma refeição que não seja a mais adequada – afinal, não vai ser uma alimentação fora que vai estragar sua dieta.

O importante é ter a consciência que para termos uma vida saudável, é imprescindível que tenhamos cuidado com o nosso corpo, pois envelhecer com saúde é incrível!

Alimentação indicada para regular o LDL:               

             Preferir                                                                             Evitar

Preferir leite, iogurtes desnatados                                    Leite e iogurtes integrais

Queijos brancos e Lights                                         Queijos amarelos e embutidos

Carnes brancas e grelhadas                                          Carnes vermelhas, frituras

Frutas, legumes e hortaliças                             Sucos e alimentos industrializados         


Alimentos como alho, alcachofra, berinjela, cenoura e óleo de camelina são ótimos para controlar o colesterol LDL naturalmente. Assim como os alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9. Mas os sucos de fruta naturais também são ótimos aliados. 


Agora é a hora de passar vontade!  Vem conferir nossa receita de hoje:

Frango com Iogurte

Ingredientes:

  • 400 g de peito de frango em cubos
  • 200 ml de iogurte desnatado
  • 2 colheres de sopa de páprica picante
  • 1 colher de sopa de curry em pó
  • ½ cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal a gosto
  • cebolinhas verdes para polvilhar

 

Como fazer:

Misture o iogurte com a páprica,curry, a cebola e o alho incorporado todos muito bem e envolva nesse creme/pasta os cubos de frango.

Deixe o frango descansar em uma vasilha de vidro, se der para ser de um dia para o outro, melhor ainda! Deixe tampado na geladeira.

Pré-aqueça o forno em temperatura quente. Com uma pinça ou pegador   (nada de furar com o garfo), transfira os cubinhos para uma forma, de maneira que eles não se sobreponham. Isso é importante para que o cozimento se dê por igual.

Utilize toda pasta que sobrar na vasilha, colocando sobre os cubos de frango. Leve ao forno forte por uns 15 a 20 minutos.

Em caso de dúvida, experimente.  Após cozido salpicar as cebolinhas e servir. Uma boa ideia é servir com arroz integral e folhas de alface americana.    


E ai pessoal, gostaram da ideia? Conseguimos fazer uma receita saborosa, utilizando os ingredientes necessários e evitando fritura!

Tá vendo, basta querer, temos uma imensidão de ingredientes e formas de preparos!

Até semana que vem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, quer fazer seu pedido?