Ovo – Vilão ou Mocinho?

Ovo - Vilão ou Mocinho? 1
Compartilhe
70 / 100 SEO Score

Oi pessoal! Como vocês estão? Hoje nós vamos falar sobre esse alimento coringa, que nós ajuda a ter uma refeição rápida a qualquer momento, do café da manhã ao jantar! Já falaram bem dele, já falaram mal, e afinal, o que é mito e o que é verdade?

Ovo

O ovo é um ingrediente rico em proteína e super versátil na cozinha. Presente em tanto em receitas doces como bolos e mousses como também é usado no dia-a dia para incrementar pratos salgados.

Colesterol

Por muito tempo o ovo foi considerado vilão, pois acreditavam que o seu consumo aumentava os níveis de colesterol no sangue, mas felizmente, foi descoberto que apesar de conter colesterol, uma unidade possui 178 miligramas, não é ele quem faz os níveis subirem.

Isto porque o que mais colabora para a elevação das taxas são as gorduras trans, os óleos vegetais refinados e o excesso de carboidratos, que ao longo do tempo estimulam a síntese do LDL, o colesterol ruim, e não o colesterol presente nos alimentos.

Aliás, o ovo possui gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que, apesar de não estarem presentes em grande quantidade no alimento, ajudam a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) e a primeira ainda contribui para elevar o colesterol bom (HDL).

Por esse motivo nossa atenção no colesterol deve ser redirecionada para produtos industrializados que contém altos níveis de gorduras trans e óleos refinados.

Benefícios

Aumento da massa muscular, porque é uma boa fonte de proteínas; ótimo para ser consumido no pré-treino, não costuma pesar no estômago e traz saciedade.

Prevenir doenças como câncer, por ser rico em antioxidantes, como triptofano e tirosina; esses antioxidantes agem nos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento das células.

Diminuir a absorção de colesterol no intestino, por ser rico em lecitina;

Prevenir o envelhecimento precoce, por ser rico em selênio, zinco e vitaminas A e E. Ótimo perfil vitamínico.

Combater anemia, por conter ferro e ácido fólico. É importante ter os exames bioquímicos em dia para acompanhamento e manutenção da saúde.

Proteger a visão, por conter os antioxidantes luteína e zeaxantina.

Manter a saúde dos ossos, por conter cálcio e fósforo.

Ajudar na formação da memória do feto e prevenir câncer de mama, por conter colina e ácido fólico.

Importante: O ovo é contraindicado em casos de alergia à albumina, que é a proteína deste alimento, presente na clara.

Lembrando que o importante é sempre usar a imaginação, não ficar preso na mesmice e ousar. Cada receita maravilhosa que podemos fazer! Segue algumas sugestões

Receitinhas!!

Ovo pochê com salada crocante de cenoura

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 cenoura média
  • 5 colheres de molho de tomate
  • 1 fatia de muçarela
  • 1 colher de maionese
  • 100 ml de água 
  • tomilho seco e orégano

Modo de Preparo

Numa panela pequena, aqueça o molho de tomate e a água. Quando estiver quente, ponha o ovo com cuidado pra não quebrar a gema. Acrescente sal, tampe e deixe cozinhar por uns 5 minutos.Após os 5 minutos, desligue o fogo, cubra o ovo com uma fatia de muçarela e acrescente o tomilho ou orégano.

Rale a cenoura e misture-a a maionese. Num prato, faça um ninho com a cenoura e ajeite o ovo por cima.

Ovos Rancheiros

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 gomo de linguiça calabresa cortado em pedaços
  • 1 cebola cortada em cubinhos
  •  2 dentes de alho amassados
  •  1 molho pronto de tomate de sua preferência
  • Queijo mussarela a gosto, cortado em cubos (opcional)
  •  Orégano a gosto
  •  4 ovos
  • Sal a gosto
  • Cheiro-verde a gosto
  • Pimenta-do-reino ou pimenta calabresa a gosto (opcional)

Modo de preparo

Em uma panela, coloque as colheres de azeite, e em seguida, adicione os pedaços de linguiça calabresa, fritando-os. Em seguida, acrescente a cebola picada e o alho amassado, e misture. Quando estiverem bem refogados, acrescente o molho de tomate, os cubinhos de queijo mussarela, o orégano e a pimenta-do-reino, tampando a panela por alguns minutos logo em seguida (caso ache necessário, acrescente um pouco de água ao molho). Após isso, abra a panela e quebre os ovos sobre o molho (sem mexer neles), deixando um espaço entre um ovo e outro.  Adicione sal a gosto por cima dos ovos, e acrescente mais pimenta-do-reino sobre eles (caso ache necessário), e em seguida, tampe a panela.  Deixa a panela tampada para que o ovo cozinhe e endureça até o ponto de sua preferência. Em seguida, basta abrir a panela e adicionar o cheiro-verde, e está pronto o seu delicioso ovo rancheiro.

Essa receita é muito deliciosa, pode ser servida com torradas ou com macarrão alho e óleo. Vocês tem que fazer e me contar!

Agora uma receita doce pra gente ver que o ovo pode ser usado de tooodas as formas!

Pavlova

Ingredientes

Pavlova

6 claras

1/2 xícara de chá de açúcar refinado

2 colheres de sopa de essência de baunilha

Recheio

1 lata de creme de leite fresco
1/2 lata de leite condensado
1/2 lata (a mesma do creme de leite) de polpa de suco de morango

Cobertura

Morangos picados

Modo de Preparo

Bata as claras em neve e adicione o açúcar e essência de baunilha. Bata até o ponto de suspiro. Em uma forma forre com papel vegetal e monte o suspiro. Leve ao forno baixo por 40 minutos, até que fique firme. Faça uma mousse com os ingredientes do recheio batidos no liquidificador, deixe na geladeira por pelo menos 1 hora antes de por na pavlova, para que fique mais firme. Sirva o creme, com a pavlova por cima coberta de morangos.

Afinal o ovo é nosso aliado e deve seguir sempre pertinho do nosso plano alimentar, sem esquecer da importância de investir numa alimentação balanceada e em atividades físicas.

Mas e ai? Vocês gostam de ovo? Tem o costume de comer? Me conteem!

Até a próxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, quer fazer seu pedido?
Powered by