Alimentação saudável, como começar!

Alimentação saudável, como começar! 1
Compartilhe
9 / 100 SEO Score

Hoje iremos mostrar como você pode começar a ter uma alimentação mais saudável, vamos te dar algumas dicas, sugestões de cardápios para uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Com a chegada do ifood, fazer uma alimentação mais saudável ficou ainda mais complicada. É algo que realmente deve ser levado a sério, pois, esses alimentos, trazem a presença de enlatados, embutidos e defumados que apesar de deliciosos são tão prejudiciais.

Muitas pessoas acabam ficando fissuradas por esse tipo de alimentação rápida e barata e tendem a consumir muito, mas esses alimentos vão te matando aos poucos.

Você já deve ter encontrado alguma amiga do tempo da escola, que era completamente diferente, muitas vezes mais magro, mais bonito e lógico muito mais saudável, hoje essa sua pessoa está um pouco mais gorda, muitas vezes com colesterol elevado, até com diabete.

Infelizmente isso se deve, devido a uma alimentação convencional e nada saudável, muitas vezes devido à facilidade com a correria do dia a dia, convenhamos que é muito mais fácil pedir um lanche ou uma pizza, do que ficar cozinhando e comendo sopa.

Porém, devemos pensar no médio e longo prazo, pare reflita um pouco, como você quer estar daqui a 10 anos, você quer que seus amigos, te vejam como uma pessoa com problemas de saúde ou como uma pessoa que realmente transborda saúde, motivação e felicidade. Pense nisso, vale a pena.

O que é uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável, é todos os alimentos, que colaboram para uma vida saudável, uma vida melhor.

Aquela era de precisa passar fome para emagrecer, por exemplo, é coisa do passado. Hoje em dia, existem diversas formas e alimentos que ajudam as pessoas a emagrecer sem sofrimento.

Devemos pensar sempre em termos uma alimentação mais saudável, e para isso devo comer alimentos ricos em vitaminas como frutas, esse alimento deve estar presente em nossas refeições. Alimentos ricos em minerais também são sempre bem vindos, é preciso ter um mix de legumes e verduras sempre.

Além de serem alimentos ricos em fibras o que é uma fonte ótima para nosso organismo, colaborando para que nosso metabolismo, trabalhe sempre da melhor forma.

Caso opte em ter a carne em sua alimentação, escolha sempre carnes magras, com pouca gordura, e melhor ainda, dê preferência a carnes brancas, como peixes e frango. Lembre-se de não exagerar e seguir sempre a quantidade recomendada.

Dicas de cardápios

Vamos dar algumas dicas para que você tenha um cardápio extremamente saudável e saboroso, essas dicas são ótimas caso você tenha já tem um cardápio, porém, não quer ficar sempre na mesmice.

No café da manhã

Opte por frutas, sucos naturais, chá também são ótimos (evite muitos açúcares), cereais e pães de preferência integrais, leite desnatado ou café. No café da manhã o ideal é não ultrapassar 400 Kcal.

Lanche da manhã

Essa alimentação é fazer com que não sentimos tanta fome no horário do almoço. Já que é um lanche rápido e leve o mais indicado é comer frutas ou verduras sempre, sucos ou chás naturais, deve-se consumir uma quantidade máxima de 100 kcal.

Almoço

Para o almoço, recomendamos que você divida o prato em 4 partes iguais, sendo que duas dessas partes você coloque verduras e legumes, pode ser cozidos, refogados ou crus como saladas. A terça parte coloque proteínas, carnes magras, e a quarta parte coloque alimentos integrais como arroz ou macarrão. A quantidade máxima não pode passar de 600 kcal.

Lanche da tarde

Na hora do lanche da tarde, é sempre bom optar por alimentos que contêm carboidratos, proteínas e gorduras boas. Alimentos naturais e integrais sempre, uma boa alimentação é os alimentos como as castanhas, frutas secas e cereais. Para beber o mais recomendado é suco natural, chás ou iogurtes. A quantidade máxima não pode passar de 300 kcal.

Janta

A noite deve-se dar prioridade para os alimentos de digestão simples, ficar se sentindo com o estômago pesado ou cheio, a noite não é legal pra ninguém. Então siga a mesma divisão feita no almoço, porém, a quantidade máxima não pode passar de 500 kcal.

Ceia

Se você tem essa mania de fazer um lanchinho antes de dormir, não precisa parar, apenas opte em uma refeição bem leve, de preferência a frutas, uma ou duas torradinhas já é o suficiente. A quantidade máxima não pode passar de 100 kcal.

Esse exemplo de cardápio, não precisa ser seguido a risca, você pode variar e adaptar a sua necessidade, o importante é respeitar as calorias de cada refeição.

Alimentos Prejudiciais

Esses alimentos são considerados ruins, por prejudicar a nossa saúde, esses alimentos são ricos em açúcares e glicose, o que acaba ajudando, e até prejudicando quem tem diabete.

Esses alimentos são os bolos, doces, brigadeiros, alimentos industrializados, ricos em conservantes, fazem um mal para a saúde. Alimentos que contém uma quantidade grande ou elevada de gordura saturada e trans, também devem ser evitadas.

O mais indicado é evitá los, trocar cada um deles por alimentos saudáveis e orgânicos, para termos uma boa saúde, precisamos ter uma boa alimentação.

Se você está acostumado com alimentos maus em sua alimentação, provavelmente você vai ficar meio constrangido e ter uma certa resistência em evitá-los.

Não precisa ter medo da mudança, você não precisa mudar tudo de uma vez, vai mudando aos poucos, comece por consumir mais legumes e verduras em suas refeições, você vai perceber que essa decisão simples, vai trazer muitos benefícios.

As crianças e os legumes

Fazer com que as crianças comam, legumes e verduras é sim um trabalho cansativo, porém, você pode fazer esses alimentos de uma forma um pouco diferente.

Em vez de utilizar pedaços grandes, bate um pouco no liquidificador como uma sopa, dessa forma nossos pequenos acabam comendo sem saber que são legumes.

Com as crianças é necessário usar algumas estratégias, o que eu sempre faço é, conversar e sempre explicar os benefícios e mostrar alguns desenhos que comem aquilo que estamos comendo, dessa forma a criança entende que é preciso comer pra ficar forte.

Chamar para eles ajudarem nos preparos também ajuda, mas claro que isso deve se tomar muito cuidado, pois, dependendo das tarefas, eles podem se machucar feio, dependo da ideia não é recomendado ajudar.

As crianças gostam muito de doces e isso não é novidade, porém, podemos usar isso ao nosso favor, fazendo ou comprando alguns doces que são saudáveis.

Uma opção bem legal é o bolo verde, feito com folhas de couve e sem açúcar, o gosto não é aquele doce enjoativo que as crianças adoram, porém, é muito saboroso e tem um gosto muito bom.

Existem diversos tipos diferentes de doces, alimentos e formas diferentes, para ajudar nessa tarefa tão difícil que é fazer nossas crianças a consumirem legumes e verduras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, quer fazer seu pedido?
Powered by