Dieta Vegana & Vegetariana

dieta vegana dieta vegetariana prato em formato de bowl com abacate, rabanete, macarrão oriental e ovos cozidos

O veganismo (ou dieta vegana), é conhecido pela retirada total de alimentos e outros produtos de origem animal do dia-a-dia. Esse estilo de vida é a opção encontrada por pessoas que querem abolir totalmente os maus tratos contra os animais, não é somente uma escolha de cardápio, mas sim uma visão de vida, política e filosófica. Os veganos visam não somente parar de consumir o alimento de origem animal, mas também não compactuar com nenhuma outra área que maltrate os animais, como na de vestuário, em testes laboratoriais e de produtos, na composição de produtos diversos (como: escovas com cerdas animais ou até mesmo sofás de couro), no trabalho, no entretenimento e no comércio. Para ser vegano, inicialmente deve-se excluir totalmente da dieta alimentos de origem animal (como carnes, ovos laticínios) e iniciar um novo plano alimentar rico em grãos, vegetais, feijões, oleaginosas entre outros. Quando encontram dificuldades numa exclusão total na conversão da dieta, é uma boa dica que se comece aos poucos: em dias alternados consuma carnes, aos poucos retire os laticínios, encontre receitas diferenciadas, leia sobre o assunto, conheça as marcas que apoiam a causa, que não fazem testes em animais, para que o indivíduo entre aos poucos e sem muito impacto no universo vegano.

Vegano Vs. Vegetariano

A maior diferença encontrada entre esses estilos de vida é a tolerância em relação ao consumo alimentar relacionado à origem dos alimentos. O Vegetarianismo tem algumas vertentes, cada uma delas inclui ou exclui algum tipo de alimento. O ovolactovegetarianismo é um tipo de dieta vegetariana que inclui a ingestão de ovos, leite, requeijão, margarina, creme de leite entre outros, excluindo somente a própria carne do animal. Já a linha lactovegetariana segue quase a mesma opção que o ovolactovegetariano, porém exclui o consumo de ovos. Em contrapartida os veganos não consomem em sua dieta nenhum tipo de alimento que provenha dos animais, nem o mel, por exemplo, é utilizado em uma dieta vegana, pois é advindo das abelhas. Para escolher esse modo de vida é necessário que a pessoa encontre motivação e seja criativa: por isso, é comum encontrar em casas especializadas produtos não advindos de origem animal, como o já citado mel (vegano), queijos, o já conhecido leite de soja, além de produtos de uso cotidiano, como escovas, sapatos, roupas e acessórios. É com muito esforço que essa possibilidade se torna um hábito sustentável da vida do indivíduo, mas os relatos de aumento de qualidade de vida e de auto satisfação demonstram que é uma escolha de impacto positivo na vida dos envolvidos com a dieta vegana.

Veganos famosos e filosofia

A apresentadora Luisa Mell, conhecida pela sua luta na causa dos animais, é um exemplo de veganismo que não é aplicado somente na alimentação, mas como também no modo de viver. Acostumada a seguir esse estilo de vida, seu plano alimentar conta com uma ampla quantidade de alimentos e preparações. Lembrando que ser vegano nem sempre significa ser saudável, pois ainda existem frituras e açúcar que não são excluídos da dieta, por isso é necessário que tenha atenção contínua no que será consumido no dia-a-dia. Luisa tem um filho de 3 anos que por escolha dela também segue esse estilo de vida, a mesma comprova a saúde do filho que consome em suma produtos de origem natural, ou seja, não é somente os adultos que podem seguir esse plano alimentar. Outra famosa adepta ao veganismo é a atriz Natalie Portman. Defensora da causa, a atriz participa de eventos e faz discursos apoiando o cuidado que se deve ter com os animais. Natalie também produziu um filme baseado em um livro de não ficção do autor Jonathan Safran Foer chamado ‘Comer animais’ que apresenta reflexões morais e uma debate ético em relação ao consumo de animais.

Restaurantes vegans em São Paulo

Vegg’s Restaurante Vegetariano Vegano

É um restaurante que fica localizado na Vila Mariana e apresenta boas avaliações. Com um cardápio variado, apresenta diversas preparações e tem diferenciais, toda terça-feira é dia de comida árabe (mantendo a proposta vegana), mostra que é possível sair da mesmice e ter cardápios diferentes.

Anna Prem Restaurante e Pizzaria

Restaurante também vegano que apresenta como diferencial as pizzas, provando mais uma vez que ser vegano não é uma vida somente de exclusão.

Kit Vegano Vipfood e Seus Ingredientes

Hambúrguer de Lentilha com cenoura no vapor;
Macarrão integral c/molho de tomate e Almôndegas vegetarianas de soja;
Kibe assado de abóbora com arroz integral com brócolis;

Para quem passa o dia fora de casa ou tem uma rotina agitada, as marmitinhas são uma ótima opção para economizar tempo e promover o bem estar. Além da praticidade de ter em mãos uma refeição pronta e de fácil acesso, ainda pode-se contar com opções saudáveis, que se encaixem no seu estilo de vida fazendo com que a saúde seja priorizada.


Kit Vegano Vipfood e Seus Ingredientes

Hambúrguer de Lentilha com cenoura no vapor;
Macarrão integral c/molho de tomate e Almôndegas vegetarianas de soja;
Kibe assado de abóbora com arroz integral com brócolis;

Para quem passa o dia fora de casa ou tem uma rotina agitada, as marmitinhas são uma ótima opção para economizar tempo e promover o bem estar. Além da praticidade de ter em mãos uma refeição pronta e de fácil acesso, ainda pode-se contar com opções saudáveis, que se encaixem no seu estilo de vida fazendo com que a saúde seja priorizada.

Receitas Veganas

Quer aprender um pouco mais e surpreender seus amigos com receitas veganas que são deliciosas? Confira abaixo!

Escondidinho de batatas com cogumelo

1 kg de batatas cozidas em água e sal
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 cebola grande picada
1 talo de alho poró picado
1 xícara de cogumelos
1 colher de chá de páprica em pó
1 colher de sopa de molho shoyo
2 colheres de sopa de cebolinha picada
2 colheres de sopa de óleo vegetal para o refogado
1/4 xícara de farinha panko para cobrir
sal e pimenta a gosto

Descasque, corte em cubinhos e cozinhe as batatas em água e sal até que fiquem bem macias no ponto de preparar um purê. Enquanto as batatas cozinham prepare o refogado de cogumelos. Lave bem e separe os galhos mantendo-os inteiros. Eles murcham quando refogados, Coloque os cogumelos em uma peneirinha para escorrer enquanto prepara o restante dos ingredientes para o refogado. Corte a cebola em pequenos cubinhos e fatie o alho poró. Pique a cebolinha verde e reserve. Em uma frigideira media coloque as duas colheres de óleo para aquecer e adicione a páprica em pó deixando dourar rapidamente cuidando para não queimar. Adicione a cebola e deixe fritar até que fique douradinha, tempere a com uma pitadinha de sal. Quando a cebola estiver dourada acrescente o alho poró e deixe refogar junto por mais dois minutinhos em fogo baixo. Acrescente os cogumelos ao refogado, aumente o fogo e deixe refogar mexendo de vez em quando.
Adicione o molho shoyo, ajuste o tempero e adicione o que mais achar necessário para temperar o refogado. Desligue o fogo e reserve. Escorra as batatas e prepare o purê, adicione a colher do óleo vegetal de sua preferência. Esmague bem as batatas até conseguir um purê bem cremoso. Monte o escondidinho em uma assadeira, colocando o refogado e cobrindo com o purê, por ultimo adicione a farinha panko , leve ao fogo para grantinar.

Estrogonofe de palmito

1 xícara (de chá) de aveia em flocos
2 xícaras (de chá) de água filtrada
4 dentes de alho bem picados
1/2 xícara (de chá) de cebola bem picada
300g de palmito picado (um vidro)
100g de cogumelos champignon fatiados
2 xícaras (de chá) de molho de tomate
1/2 xícara (de chá) de água
2 colheres (de sopa) de mostarda amarela
1 xícara (de chá) de salsinha picada
Sal a gosto
Em um liquidificador, coloque a aveia e a água e deixe de molho por meia hora. Bata por um minuto e em seguida coe. Reserve.
Coloque um fio de óleo em uma panela em fogo médio, e refogue o alho e a cebola até ficar levemente dourados. Acrescente o palmito e o champignon, tempere com sal a gosto e refogue rapidamente por alguns minutos. Adicione o molho de tomate, a água, a mostarda e misture. Corrija o sal se necessário, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Acrescente o leite de aveia e misture bem. Adicione a salsinha picada, misture e desligue.

Bolo Vegano

Ingredientes
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de cacau em pé
Essência de baunilha à gosto (opcional)
Água o suficiente para deixar a massa homogenia
Chocolate granulado (sem vestígios de leite)
Coco ralado (opcional)
Cobertura
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de creme vegetal
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido em 1/2 xícara de água
1 copo de água (se quiser mais calda, aumente a quantidade de água)
Massa
Bata todos os ingredientes no liquidificador, a massa também pode ser batida manualmente, isso fará com que o côco mantenha-se em pedaços maiores. Após a massa ficar homogênea despeje-a em uma forma untada e asse em forno pré-aquecido 180°C por 40 minutos.
Cobertura
Leve todos os ingredientes ao fogo mexendo bem até desgrudar do fundo da panela. O amido de milho serve para dar uma engrossada na cobertura, se achar necessário dissolva mais amido na água fria para não empelotar e coloque na cobertura que está ao fogo.
Deixe esfriar um pouco e depois coloque por cima do bolo já assado, polvilhe com chocolate granulado, e se quiser salpique coco ralado por cima, e está pronto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, quer fazer seu pedido?