A introdução alimentar pode ser feita a partir dos seis meses de idade do bebê. Na maioria dos casos, as papinhas e purês começam a fazer parte da alimentação diária da criança.
Porém, existe uma forma diferente de introdução alimentar que oferece comidas sólidas: o chamado método BLW! Conheça mais sobre ele e como começá-lo:
O que é o método BLW?
BLW é uma sigla para Baby-Led Weaning ou, em tradução livre, desmame liderado pelo bebê. Trata-se de um método de introdução alimentar em que a criança tem autonomia: os alimentos são oferecidos sólidos, dispostos na frente do bebê para que ele os segure e os leve até a boca. Assim, é o bebê que decide o que e quanto irá comer, além de ditar a velocidade.
O método pode parecer um pouco assustador, afinal, como a criança sabe o quanto deve comer para se desenvolver com saúde? Mas, desde que nascemos, nosso organismo consegue se auto regular. É por isso que o bebê consegue ditar o quanto e quando irá beber o leite materno!
A alimentação BLW foi criada por Gill Rapley, uma enfermeira-parteira com mestrado em alimentação infantil, do Reino Unido.
Com a alimentação BLW, ela propõe que a criança faça parte das refeições familiares desde os 6 meses de idade. A criança é estimulada a comer por conta própria, já que ninguém lhe oferece os alimentos na boca com colheres.
Por fim, esse é um método que pode ser mais prático para os pais, visto que eles não precisam preparar pratos e nem dar de comer para a criança.
Porém, é normal que a criança, por sua curiosidade, cuspa e até jogue os alimentos no chão. Por isso, a limpeza da mesa, cadeirão e chão podem dar um pouco mais de trabalho.
Como iniciar o método BLW na alimentação infantil?
A alimentação BLW pode ser iniciada a partir dos seis meses de idade, em que a criança consegue se sentar sozinha, segurar os alimentos e levá-los para a boca. Antes disso, não é indicado que se comece o método.
É muito importante, também, o bebê estar sentado à mesa na hora da refeição, junto com o restante da família.
No método tradicional, os alimentos são amassados, misturados e oferecidos para a criança em uma colher.
Já no método BLW, os alimentos devem ser cortados em pedaços e colocados na frente da criança em uma distância que ela mesma alcance. Eles podem ser apoiados na própria mesa ou no cadeirão.
Além disso, não é preciso oferecer a comida para a criança. Na alimentação BLW, ela deve olhar para o que está na sua frente e escolher o que levará à boca. Ainda, não devem ser oferecidos talheres: ela deve comer com as próprias mãos.
Como preparar os alimentos no BLW?
Na abordagem BLW, o preparo dos alimentos consiste apenas no cozimento. No caso de frutas, elas devem ser servidas cruas. Não se deve amassar ou triturar nada!
Os bebês não conseguem fazer, ainda, o movimento de pinça com as mãos. Por isso, os alimentos devem estar cortados em formatos que a criança consiga segurar facilmente com as mãos e levar até a boca, como pequenos pedaços quadrados, tiras e bastões.
Benefícios da alimentação BLW
O principal benefício da introdução alimentar BLW é o incentivo a mastigação, importante no desenvolvimento motor da criança.
Além disso, sem passar pelo liquidificador, os alimentos mantém seus nutrientes intactos, como é o caso da fibra. Assim, quando sólidos, são mais nutritivos para a criança.
Ainda, o método BLW combate a obesidade infantil. Isso porque o bebê come lentamente e aprende aos poucos a mastigar a comida.
Essa forma de introdução alimentar permite que a criança explore novos sabores e texturas, diferentes das papinhas, em que os alimentos são misturados e têm sempre a mesma consistência.
Outra vantagem é que a alimentação BLW estimula desde cedo a autonomia do bebê, visto que é ele que decide o que, quanto e em que velocidade se come.
É um método seguro? Tem risco da criança engasgar?
Sim, a introdução alimentar BLW é segura. Porém há algumas medidas que devem ser tomadas para garantir que a criança não engasgue:
- O bebê deve estar sentado e ereto ao comer;
- Não deixe a criança comendo sozinha;
- A atenção da criança deve estar na comida. Por isso, evite as distrações como brinquedos, televisão, tablets, celulares e brinquedos;
- Não apresse a criança ou a pressione para comer mais;
- O bebê não deve ser alimentado por outra pessoa;
- Evite alimentos com risco de obstrução, como uvas, tomates cerejas e azeitonas, ou os corte em pedaços menores;
- Retire o caroço das frutas.
De qualquer forma, há sempre um risco pequeno do bebê se engasgar, seja com alimentos, brinquedos ou outros objetos. Por isso, os pais devem aprender sobre o que fazer em uma situação de engasgamento.
O que dar para o bebê comer no BLW?
Não existe regras sobre qual alimento começar a dar para o bebê na alimentação BLW. De maneira geral, costuma-se começar com as frutas, pois são doces e agradam mais a criança.
Porém, há várias outras coisas que podem ser dadas de alimento na introdução alimentar. Confira:
- Frutas: banana, maçã, pera, mamão, melancia, melão;
- Legumes e verduras: cenoura, beterraba, chuchu, cenoura, brócolis, tomate;
- Proteínas animais: frango, peixe, carne bovina, ovos;
- Proteínas vegetais (grãos): feijão, ervilha, soja, lentilha, grão-de-bico;
- Cereais e tubérculos: arroz, batata, batata doce, mandioca, macarrão.
Lembrando que tudo deve ser muito bem higienizado, a fim de evitar infecções na criança.
Quer saber mais sobre alimentação saudável? Confira os outros artigos do blog da VIPfood!