Entenda a relação entre atividade física e qualidade de vida

Entenda a relação entre atividade física e qualidade de vida 1

Há diversos fatores que podem influenciar na qualidade de vida de uma pessoa. Um dos fatores principais e um dos mais comentados é a prática de atividades físicas. Mas será que ela é tão importante assim?

Neste texto, explicamos o que é, de fato, qualidade de vida e qual a sua relação com a prática de exercícios físicos.

O que é qualidade de vida?

Para a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Ou seja, uma boa qualidade de vida envolve o bem estar físico, mental, psicológico e emocional de um indivíduo.

Além disso, outras circunstâncias como relacionamentos sociais, saúde, educação, trabalho e habitação também influenciam na qualidade de vida de uma pessoa.

Qual a relação entre atividade física e qualidade de vida?

A relação entre as atividades físicas e qualidade de vida é simples: hábitos saudáveis, como alimentação adequada e a prática de exercícios físicos, são essenciais para manter um bom funcionamento do organismo.

Considerando que qualidade de vida é sinônimo de bem-estar, seja ele físico ou mental, a prática de exercícios físicos se torna essencial para mantê-la.

Com a prática de atividades físicas regular, é possível prevenir uma série de doenças e garantir que nosso corpo está funcionando bem. Não só isso, mas o hábito de praticar exercícios pode melhorar inclusive a saúde mental.

Benefícios da atividade física

A prática regular de atividades físicas traz diversos benefícios para a saúde, tanto física quanto mental.

Abaixo, separamos os principais benefícios de praticar exercícios físicos para que você entenda melhor qual a sua relação com a qualidade de vida. Confira:

Diminui o estresse e promove o bem-estar

Durante e após a prática de atividades físicas, nosso cérebro libera diversos neurotransmissores, como a endorfina e a serotonina, por exemplo.

Esses neurotransmissores são responsáveis por várias funções em nosso corpo, entre elas a regulação do humor e aumento da sensação de bem-estar.

Além disso, esses neurotransmissores têm outros efeitos em nosso corpo, como relaxamento muscular e melhora na qualidade de sono.

Assim, praticar exercícios físicos com regularidade ajuda na diminuição do estresse e aumento do bem-estar de forma geral.

Melhora a qualidade do sono

Como dito anteriormente, enquanto praticamos exercícios físicos, o cérebro libera serotonina. Esse neurotransmissor é responsável pela regulação do sono, entre outras funções.

Assim, ao praticar atividades físicas regularmente, a serotonina liberada melhora a qualidade de sono.

Além disso, o gasto energético durante o exercício estimula a recuperação durante o sono, fazendo com que o sono seja reparador.

Aumenta a disposição

Praticar atividades físicas faz com que a frequência e o fluxo do sangue aumentem, o que resulta em um nível de energia maior para quem está praticando.

Isso, quando somado ao bom humor proporcionado pelos exercícios, resultam em uma maior disposição para fazer as atividades diárias.

Além disso, a produtividade e concentração é maior nas pessoas que praticam exercícios físicos.

Ajuda a controlar o peso

A perda de peso é, de longe, um dos benefícios mais buscados por quem pratica exercícios. A atividade física ajuda a queimar calorias que seriam armazenadas como gordura em nosso corpo.

Essa redução de peso pode ajudar na autoestima de quem pratica, mas é preciso olhar também para além da questão estética.

O sedentarismo e a obesidade estão relacionados à uma série de doenças. Entre elas, estão a hipertensão, diabetes e colesterol alto, além de doenças cardíacas.

Através da atividade física, é possível controlar o peso e prevenir essas doenças.

Porém, é importante lembrar que para uma redução e controle de peso, é preciso contar também com uma alimentação saudável e diversificada.

Reduz o risco de doenças crônicas

Não praticar exercícios físicos com regularidade é um dos principais responsáveis por doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

A atividade física melhora o controle da pressão arterial, aumenta a resistência pulmonar, melhora a absorção de oxigênio pelo sangue e ajuda no controle da diabetes, entre diversos outros benefícios para o corpo.

Assim, ela é essencial não só para prevenir doenças crônicas, mas para auxiliar a tratá-las.

Fortalece músculos e ossos

A prática de exercícios faz com que ocorra o fortalecimento dos músculos e uma maior sustentação dos ossos. Isso é fundamental no tratamento de dores e para prevenir a perda muscular que pode vir com o envelhecimento.

Além disso, a atividade física aumenta a lubrificação das cartilagens, o que reduz as dores em articulações e melhora o desempenho das mesmas.

Praticar exercícios físicos também ajuda a aumentar a densidade óssea, prevenindo a osteoporose.

E, como mencionado anteriormente, os neurotransmissores liberados durante e após a prática de exercícios físicos ajudam a relaxar as tensões musculares.

Deixa a pele mais bonita e saudável

Praticar atividades físicas traz um grande número de benefícios para a pele. Ela estimula a circulação sanguínea, aumentando a oxigenação da derme. Isso faz com que ela fique com textura e cor mais uniformes, além de deixá-la mais macia.

Além disso, os exercícios físicos aumentam a produção de antioxidantes pelo organismo. Assim, há um combate maior aos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce da pele e podem favorecer doenças como câncer e Alzheimer.

Ainda, a diminuição do nível de cortisol promovida pelos exercícios ajudam a controlar a acne e oleosidade, além de melhorar a elasticidade da pele.

 

A prática de atividades físicas está diretamente ligada à qualidade de vida. Acesse os outros artigos no blog da VIPfood para saber mais sobre como ter uma vida mais saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, quer fazer seu pedido?