Importância dos exercícios físicos para uma vida saudável

Importância dos exercícios físicos para uma vida saudável 1

O tempo todo somos ditos, seja por médicos ou conhecidos, que é preciso praticar atividades físicas. Mas você sabe, de fato, qual a importância de praticar exercícios físicos?

Neste texto, vamos responder de uma vez essa pergunta, além de mostrar como você pode começar a praticar exercícios físicos e continuar motivado. Confira!

Qual a importância dos exercícios físicos?

A prática de exercícios físicos é essencial para aumentar a qualidade de vida. As atividades físicas são responsáveis por garantir o bom funcionamento de todo o nosso organismo.

Muito além da questão estética, praticar exercícios físicos com regularidade traz diversos benefícios para a nossa saúde física e mental.

Não só isso, mas as atividades físicas também previnem uma série de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, diversas doenças cardíacas e até mesmo alguns tipos de câncer.

Além disso, estudos demonstram que a prática regular de exercícios físicos aumenta em até 5 anos a expectativa de vida.

Qual a importância dos exercícios físicos para a saúde mental?

Os exercícios físicos podem impactar diretamente na saúde mental de um indivíduo. A prática de atividades físicas faz com que nosso cérebro libere diversos neurotransmissores responsáveis pelo nosso humor, como a endorfina, dopamina e a serotonina. Isso contribui para uma maior sensação de bem-estar em todo o corpo!

A dopamina, por exemplo, reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar no corpo. Já a endorfina é um analgésico natural e promove a sensação de recompensa e relaxamento.

Assim, além de melhorar o humor, esses neurotransmissores também conseguem diminuir tensões musculares, aumentar a disposição, reduzir o estresse do dia a dia e melhorar a qualidade de sono.

Todas essas mudanças são muito benéficas e podem melhorar o nervosismo, ansiedade e depressão.

Sem contar que, por conta do fator estético, os exercícios físicos podem melhorar a autoestima e autoconfiança de uma pessoa.

Benefícios do exercício físico

São diversos os benefícios proporcionados pelas atividades físicas. Praticar exercícios físicos:

  • Diminui o estresse;
  • Promove sensação de bem-estar;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Diminui tensões musculares;
  • Aumenta a disposição;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda a controlar o peso;
  • Reduz o risco de doenças crônicas;
  • Controla o nível de colesterol;
  • Fortalece músculos e ossos;
  • Diminui e previne dores crônicas;
  • Deixa a pele mais bonita e saudável.

Como começar a praticar exercícios?

Se você não tem o hábito de praticar exercícios físicos e não sabe por onde começar, separamos alguns passos e dicas que podem ajudar.

Em primeiro lugar, é preciso fazer uma avaliação médica, para fazer exames e ver se você está apto para praticar atividades físicas. Procurar um profissional é importante também para entender o que seu corpo precisa e conciliar isso com suas metas.

Depois, é preciso escolher alguma atividade para começar a praticar!

No início, é melhor escolher exercícios de baixo impacto, como caminhadas, musculação leve, pilates e ioga.

É possível fazer a matrícula em uma academia e ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física durante os treinos. Ainda, há a possibilidade de fazer exercícios no parque e corridas, por exemplo, que não exigem um compromisso financeiro.

Por último, é de extrema importância que a prática de exercícios físicos seja acompanhada de uma alimentação balanceada, para manter a saúde em dia.

Como se motivar para praticar exercícios físicos?

Caso seu problema para começar a praticar exercícios físicos seja a motivação, não precisa entrar em pânico. Separamos alguns pontos importantes que podem te ajudar:

  • Encontre uma atividade que você gosta de praticar e que te dê prazer. Isso vai manter sua motivação alta na hora de praticar as atividades;
  • Pratique exercícios com amigos! Ter alguém com quem se exercitar pode ser um grande incentivo para continuar praticando atividades físicas e manter uma rotina;
  • Pratique sempre nos mesmos dias e horários, assim, os exercícios físicos passarão a fazer parte da sua rotina;
  • Estabeleça metas e objetivos. Assim, você tem com clareza em sua mente o que quer alcançar com a prática de exercícios físicos. Mas nada de exageros: tente começar com pequenas metas para não acabar frustrado(a);
  • Sempre acompanhe e reconheça o seu progresso! Ao atingir um de seus objetivos, que tal dar a você mesmo um presente? Isso fará com que você tenha uma conexão positiva com os exercícios.

Como saber qual é a melhor atividade física para mim?

Para saber qual a melhor atividade física para você, é preciso primeiro entender os limites do seu corpo. Caso faça muito tempo desde que praticou atividades físicas, é preciso começar com exercícios mais leves.

É muito importante também fazer uma avaliação médica para saber o que o seu organismo precisa e entender se há contraindicações.

Depois disso, você pode começar a testar diferentes atividades e entender o que você mais gosta!

É importante também na hora da escolha de qual atividade física praticar entender quais são os seus objetivos.

Para emagrecer e aumentar a capacidade respiratória, o ideal é a prática de exercícios aeróbicos como corrida, ciclismo (spinning), natação e danças.

Caso você queira ganhar massa muscular, pode apostar em musculação e treinamento funcional.

Agora, se o objetivo é liberar tensões musculares e aumentar a sensação de bem-estar, atividades mais leves como pilates, yoga e alongamentos.

Lembre-se que você não precisa praticar apenas um tipo de exercícios físicos. Você pode mesclar diversas atividades ao longo da semana ou trocar de tempos em tempos.

Praticar exercícios físicos não precisa ser uma obrigação. Descubra que tipo de atividades você gosta que os exercícios irão se tornar uma atividade muito prazerosa!

Quanto tempo de exercícios físicos é preciso praticar?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o tempo recomendado de prática de exercícios físicos por semana é de, no mínimo, 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos de exercícios de alta intensidade.

Porém, essa quantidade pode variar de acordo com as necessidades de cada pessoa. Por isso, é muito importante ter a avaliação de um(a) médico(a) e acompanhamento profissional durante a prática de atividades físicas.

 

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