Olá pessoal, hoje vamos falar sobre proteínas! Não vamos só lembrar como ela é importante para manter a saúde do nosso corpo, como ver de que maneira ela pode aparecer no nosso prato!
Proteína
A proteína é uma das mais importantes macromoléculas, está presente em todo ser vivo das mais variadas formas e com as mais variadas funções. Pode atuar acelerando reações químicas, transportando moléculas ou íons, movimentando células e tecido, também estão em ação no sistema imunológico entre outros.
Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas. Quando o corpo digere as proteínas dos alimentos, voltamos a absorver o aminoácidos.
O corpo pode precisar de aminoácidos diferentes em momentos diferentes. Muitas pessoas acreditam que a dieta deve incluir fontes completas de proteínas, que contêm todos os nove aminoácidos essenciais
Síntese Proteica
A síntese proteica é um processo que se inicia no interior da célula, a partir de uma sequência específica do DNA. Após a última etapa pode haver mudanças nas propriedades dela, através de modificações em seus resíduos de aminoácidos. Existem vinte tipos de aminoácidos comuns que se rearranjam para formá-las. Isso nos dá um número enorme de tipos de proteínas, se pensarmos em um polipeptídeo com mais de cem resíduos, aumenta ainda mais a diversidade.
Proteína Animal x Proteína Vegetal
Alguns produtos de origem animal são fontes completas de proteína, tais como: peixes, vários tipos de ovos, produtos lácteos, carnes vermelhas, aves e carne. A maioria das proteínas vegetais está incompleta, o que significa que faltam pelo menos um dos aminoácidos essenciais.
No entanto, alguns alimentos à base de plantas, como a quinoa e o trigo mourisco, são fontes completas de proteína. Os seguintes são exemplos de alimentos à base de plantas ricos em proteínas: grãos, lentilhas, nozes, feijão, legumes, certas frutas, como abacates, soja, cânhamo.
Certas fontes de proteína animal podem conter altos níveis de ferro heme e vitamina B-12, enquanto alguns alimentos à base de plantas não possuem esses nutrientes.
Por outro lado, nutrientes específicos de plantas, chamados fitonutrientes, e alguns antioxidantes estão ausentes das fontes de proteína animal.
Receita de proteína animal
Carne moída á pizzaiolo
1kg carne moída
½ pacote de preparado para sopa de cebola
2 dentes de alho picado
1 cebola média picada
1 cenoura média ralada fina
2 ovos ligeiramente batidos
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
1 e ½ xícaras (chá) de tomates-cereja cortados em 4
100 g de muçarela ralada no ralo grosso
1 colher (sopa) de orégano desidratado
1 Colher (sopa) de azeite de oliva
1 pitada de sal e Pimenta-do-reino
Modo de preparo
Tempere a carne com o preparado para sopa de cebola, o alho, a cebola e pimenta a gosto. Junte a cenoura, os ovos e a farinha de rosca e misture bem
Molde a carne temperada no formato de um hambúrguer grande e coloque em assadeira untada com azeite e polvilhada com farinha de rosca
Pincele com azeite e asse em forno médio preaquecido (180°C) por 35 minutos.
Misture o tomate picado com a muçarela, o orégano e o azeite. Tempere com sal a gosto e coloque sobre a carne. Volte ao forno por mais 5 minutos ou até o queijo derreter. Sirva em seguida.
Receita de Proteína Vegetal
Receita de salada de broto de feijão com palmito
Ingredientes:
200 gramas de broto de feijão;
2 tomates picados;
1 vidro de palmito picado;
1 limão espremido;
1 colher de sopa de quinoa
4 colheres de sopa de molho de soja;
1/2 colher de sopa de azeite de oliva;
sal a gosto.
Modo de preparo:
Em uma saladeira disponha o broto de feijão lavado. Então incorpore os tomates e palmitos já picados. Esprema o suco de limão, adicione molho de soja, tempere com azeite e sal e sirva como entrada ou acompanhamento. Essa receita é simples e deliciosa!
Dica: Uma boa dica para quem está iniciando a alimentação sem carnes são os brotos! Não faltam opções entre os brotos: girassol, alfafa e feijão estão entre eles. O broto é um alimento jovem, cheio de energia vital, e faz muito bem em qualquer tipo de dieta. Porém, é importante saber que ele sempre deve ser consumido cru, porque algumas vitaminas são desnaturadas durante o cozimento.
Whey Protein
O Whey Protein é a proteína do soro do leite bovino, extraída durante o processo de transformação do leite em queijo e, por isso, a substância contém importantes propriedades benéficas à saúde de atletas e praticantes de atividades físicas.
A principal finalidade do Whey Protein é complementar as necessidades diárias de proteínas que o organismo humano precisa. Outra função importante do suplemento é fornecer aminoácidos essenciais para o corpo, o que auxilia o processo de hipertrofia.
Proteína de soja
A soja é uma planta com alto nível de proteína. Contudo, ao contrário das outras opções, a soja fornece uma proteína completa, com todos os aminoácidos necessários para o corpo humano. E como já falamos outras vezes, a proteína é um nutriente fundamental em nossa alimentação.
Com o objetivo de separar a parte proteica dos outros componentes presentes no alimento, a soja passa por um processo que remove a gordura. O produto desse processamento pode ser dividido em 3 tipos:
Proteína de soja concentrada: após remover o excesso de gordura e umidade, a soja obtida contém 65% de proteína pura e boa parte dos carboidratos.
Proteína isolada da soja: a proteína isolada da soja (PIS) é a forma mais pura e concentrada da soja. Esse tipo contém pouquíssimos carboidratos e um alto teor de proteínas (ao menos 90 %).
Proteína texturizada de soja: conhecida como carne de soja (ou PTS), esse tipo de soja é um alimento obtido por meio de processos industriais. De acordo com o procedimento escolhido durante a fabricação, o ingrediente pode ter um teor proteico de 50 % (extrusão) ou 90 % (fiação).
Ou seja pessoal, fonte de proteínas não faltam para gente! O importante é saber qual mais se adequa ao seu paladar, ao seu estilo de vida e tudo mais!
E vocês, quais proteínas costuma comer? Tem curiosidade de inovar? Vamos lá, me contem!