Quais os Benefícios de uma Alimentação Saudável?

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Seguir uma alimentação saudável lhe proporciona uma série de benefícios para sua saúde, afinal, como o ditado popular diz você é aquilo que você come. Através da alimentação certa, é possível prevenir várias doenças como a diabete, o câncer, e principalmente a obesidade.

Além disso, manter uma alimentação regulada promove uma série de benefícios, como a melhora do sistema de imunidade, o trato intestinal funciona regulado, a qualidade do sono aumenta, o humor melhora, a capacidade de concentração e o metabolismo funciona melhor e ajuda na perda de peso.

Mulheres gestantes ainda devem ter uma atenção redobrada na alimentação, pois, ela influencia muito no desenvolvimento saudável do bebê.

Saiba a seguir mais detalhes em que você sempre deve se atentar, quais alimentos deve e quais não se deve ingerir e melhorar ainda mais sua qualidade de vida!

 

O que é uma alimentação saudável?

Bom, podemos te dizer de modo geral, que uma alimentação saudável nada mais é que uma dieta balanceada e equilibrada, composta de forma equilibrada e todos os nutrientes e vitaminas, essenciais para que nosso corpo funcione da maneira mais corretamente. Isto tudo consegue ser resumido em 3 princípios:

  • Equilíbrio
  • Variedade

Moderação

Variedade é escolher os alimentos dos mais diferentes grupos alimentares disponíveis, adicionando nutrientes, macronutrientes e fibras a alimentação, levando sempre em consideração a quantidade e qualidade dos produtos escolhidos.

Moderação diz a respeito de moderar seu consumo, não comer mais e nem menos do seu metabolismo precisa para sobreviver. Nesse sentido, deve-se sempre manter se atento a quantidade certa de alimentos ingeridos.

 

Equilíbrio, por outro lado, fala da quantidade e composição de cada grupo alimentar. Aí usamos o famoso bordão popular “comer de tudo um pouco”. Para conseguir fazê-lo uma dica interessante é estudar a pirâmide alimentar e distribuir os grupos alimentares na sua dieta.

Um ponto que deve ser ressaltado é a ingestão de água. Todas as formas de vida necessitam de água para sobreviver e seu organismo funcionar corretamente, e com nosso corpo isso não é diferente. Uma correta ingestão de água também pode te ajudar com problemas cardíacos, circulatórios e inflamatórios.

Seguindo essas dicas são possíveis adotar e seguir uma alimentação mais saudável. Entretanto, vale a ressalva: antes de começar uma dieta, visite um nutricionista e descubra qual a rotina nutricional é a mais indicada para você.

Qual a importância de manter uma alimentação saudável?

Seguir uma alimentação saudável é muito importante, pois, existem estudos que provam que seguir uma dieta mais balanceada ajuda diretamente a você ter uma saúde melhor, bem-estar físico e mental. Escolher bem os alimentos consumidos auxiliam nos auxilia a prever o surgimento de uma série de doenças crônicas, como a pressão alta, câncer, doenças cardíacas, obesidade, diabete e a dislipidemia (doença que causa um acúmulo de gorduras no sangue).

Benefícios da alimentação saudável

Manter uma alimentação de forma saudável traz inúmeros benefícios para a sua saúde. Dentre eles:

Prevenção do sobrepeso e obesidade

Não conseguir seguir uma dieta passo a passo, é um problema de muita gente, pois, a dieta é um dos principais pontos, chaves de uma boa alimentação saudável, se exceder, é uma das principais consequências para o desenvolvimento da obesidade.

 

No Brasil, a cada ano sobe o número de pessoas obesas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos, a obesidade saltou de 11,8% para 18,9, o que representa aproximadamente 37 milhões de pessoas com a doença.

 

Prevenção de doenças cardíacas

Assim como dito anteriormente no caso da obesidade, o abuso excessivo de certos alimentos, é um dos grandes fatores de doenças cardíacas, por exemplo, os alimentos gordurosos, podem trazer sérios problemas cardíacos, como a hipertensão, o estreitamento das artérias e o risco aumentado de se ter um infarto.

 

Ao manter uma dieta de forma regular e balanceado, sempre respeitando e consumindo uma quantidade correta de cada grupo alimentar, é possível prevenir o aparecimento de doenças como essas.

 

Prevenção do câncer

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a alimentação e nutrição inadequadas são a segunda maior causa de câncer que poderiam ser prevenidos. São os responsáveis por quase 20% dos cânceres em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.

Estima-se que com uma boa alimentação, isto é, com uma grande variedade, equilíbrio e moderação, com a variedade de legumes, verduras e frutas, e com a baixa ingestão de produtos processados, como os famosos produtos prontos para consumo, refrigerantes e bebidas ultra açucaradas, poderia prevenir o aparecimento de 3 a 4 milhões de novos casos de câncer por ano no mundo.

 

Melhora significativa do humor e da memória.

Vários alimentos colaboram para uma melhora significativa do humor e da memória, como, por exemplo, a banana e o chocolates que são ótimas fontes de serotonina, um hormônio que proporciona o bem-estar. Além disso, as fontes de ácido fólico e vitamina B, como a couve, ajudam significativamente a reduzir o estresse.

 

Existem muitos outros alimentos que melhoram o funcionamento do cérebro, pois, a ingestão de vitaminas e minerais é essencial para a melhora do funcionamento dos nossos neurônios.

 

Reduz o cansaço e o estresse.

Como vimos nos tópicos anteriores, muitos alimentos são fontes de vitaminas e ajudam a reduzir o estresse, além disso, uma alimentação de qualidade também tem uma grande influência em nosso sono, que, por sua vez, influencia e ajuda a reduzir o estresse e o cansaço. Com uma noite bem dormida, os sintomas de cansaço e estresse tendem a serem reduzidos.

Previne o envelhecimento precoce da pele.

 

Uma alimentação equilibrada também traz diversos benefícios para a pele. Através da ingestão de alimentos antioxidantes, é possível prevenir o envelhecimento e diminuir o aparecimento de espinhas e melhorar a aparência dos tecidos.

 

Nutrição e alimentação saudável

Para se conseguir ter uma alimentação saudável é necessário ingerir todos os macro e micronutrientes em quantidades equilibradas, além da quantidade necessária de fibras para que o trato intestinal seja regulado.

 

Os macronutrientes podem ser categorizados como proteínas, gorduras e carboidratos, enquanto os micronutrientes são, de forma geral, os minerais e as vitaminas. As fibras, por outro lado, são a parte da alimentação que não é digerida, encontradas em frutas e cereais, e que servem para ajudar o intestino a trabalhar melhor.

 

Então, quanto se deve comer de cada uma dessas categorias? Uma maneira legal de se saber é olhando para as pirâmides alimentares. Essas pirâmides são uma excelente forma de saber, pois, elas informam a quantidade diária recomendada de cada um desses elementos para uma alimentação saudável.

 

Conta pra gente aqui nos comentários, se você já sabia de alguma, dessas dicas, que a nossa equipe separou, especialmente para você, se você quer saber um pouco mais dá uma olhadinha em nosso blog.

 

Temos muito mais dicas como essa lá, várias outras dicas que farão você aproveitar mais a sua vida e ter uma alimentação muito mais saudável, então te espero lá.

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