A cenoura é um legume?

A cenoura é um legume? 1

Não, Dacus carota, conhecido popularmente como cenoura é da família das Apiaceae, que pertence aos vegetais, entre essas espécies estão a salsa, aipo, coentro e muitas outras.

A cenoura é nativa da Ásia e Europa, hoje em dia, a cenoura é cultivada em várias regiões pelo mundo, também podem ser encontradas em diferentes tamanhos entre, 20 centímetros e até 3 metros. É muito utilizada em muitas culturas, para elaborar pratos deliciosos. Sua salada é muito refrescante e muito consumida no verão.

Alguns bares têm como aperitivos, cenoura em palitos, como um delicioso petisco, a cenoura também é muito utilizada na elaboração de sopas. Também é comum, em purês e sucos, doces e bolos.

Os Benefícios da cenoura

Você sabia que a cenoura é um dos melhores alimentos rico em vitaminas A, C, K. Incluir a cenoura em sua alimentação, muito mais saudável.

Com uma quantidade muito grande de nutrientes, a cenoura é uma ótima fonte de fibras e de agentes antioxidantes, também é rica em ácido pantotênico, ácido fólico, ferro, potássio, manganês e cobre.

A cenoura tem sua coloração alaranjada, devido a betacaroteno, essa substância dá origem a vitamina A, que também ajuda a manter nossa pele em ótimo estado.

A cenoura contribui aumentando a imunidade do nosso corpo, pode ajudar no combate de algumas infecções, e das mucosas.

Cenoura faz bem para visão?

Sim, estudo comprovam que a cenoura faz muito bem para a vista, como contém muita vitamina A, o que contribuí com a saúde dos nossos olhos.

Também é uma ótima aliada para mantermos as unhas e cabelos mais saudáveis.

A Cenoura ajuda no bronzeado?

Sim, comer alimentos de cor alaranjada, ajudam a promover um bonito bronzeado, isso acontece deve a cenoura ser rica em betacaroteno.

A cenoura ajuda a prevenir o câncer?

Sim, pesquisadores da University of Queensland, estudaram os benefícios de uma cenoura um pouco diferente da que conhecemos, ela conhecida como cenoura negra, descobriram que ela possui em abundância duas substâncias: polifenóis e fibra. O interessante dessa pesquisa é que as fibras presentes nessa cenoura conseguiram transportar a polifenóis até o cólon, ajudando a prevenir o câncer.

Qual a melhor forma de se comer a cenoura, crua ou cozida?

As cenouras são ótimas para nossa saúde, consumi-las cozidas ou cruas, tem pouca diferença. Para uma melhor aproveitamento da vitamina A, devemos consumir cozidas e com um pouquinho de azeite de oliva, além de deliciosos, ambos fazem bem à saúde.

Depois que a cenoura passa por um cozimento, nosso organismo consegue absorver com mais facilidade o betacaroteno, porém, a cenoura crua não impede nosso organismo de absorver seus nutrientes e vitaminas.

Suco de cenoura

Uma combinação deliciosa e muito rica em vitaminas é combinar a cenoura com suco de laranja, fica fantástico e muito nutritivo.

A cenoura é uma ótima aliada, ajudando a combater o envelhecimento da pele, com é um alimento antioxidante, nos ajuda no combate as rugas e até os radicais livres.

A cenoura e sua combinações

A cenoura é um legume? 2

Ela pode ser combinada com outras frutas e legumes, como o mamão, ele é rico em vitamina C, é ótimo para o aumento de colágeno em nosso corpo (proteína que ajuda a renovar a nossa pele), além de possuir muita papaína que é uma enzima anti-inflamatória.

Uma forma diferente de aproveitar os benefícios da cenoura e do mamão junto é fazer uma máscara para facial, além de ser fácil e barato, esse procedimento ajuda a deixa nossa pele mais saudável.

Ingredientes e preparo da máscara.

Para fazer essa máscara, vamos precisar de meia cenoura, opte por deixá-la cozida e meio mamão.

Coloque esses dois ingredientes dentro de um liquidificador e bata até formarem uma pasta homogênea, você também pode acrescentar uma gota de óleo de rosa-mosqueta.

Após ter misturado bem e ficar homogênea, chegou a hora de passar na pele, pode ser passado nos braços, pernas, rosto onde você preferir, sempre passe e vai massageando, agora é só esperar de 15 a 45 minutos, para retirar você deve utilizar água fria ou morna.

Comer cenoura auxilia no emagrecimento?

Sim, a cenoura tem poucas calorias, muitos nutrientes e vitamina A, o que colabora para uma diminuição da gordura abdominal, além disso, ajuda no combate de doenças como as cardíacas.

Posso incluir cenoura na alimentação dos meus filhos?

Sim, como a cenoura é fonte de vitamina A, ajuda no desenvolvimento infantil.

A cenoura também ajuda as crianças a terem uma alimentação muito mais saudável, colaborando até com a saúde bucal.

Comer cenoura pode estragar os dentes?

Não, a cenoura é uma amiga da saúde bucal. Pois, consegue ajudar no combate de algumas substâncias. Quando realizamos o consumo da cenoura crua, seus pedaços acabam raspando nos dentes, eliminando restos de comida em nossa boca.

A cenoura faz bem para o cérebro?

A Holanda fez uma pesquisa, que revelou os efeitos do betacaroteno uma substância que protege nosso cérebro, contra o envelhecimento precoce.

O estudo revelou que consumindo um equivalente a 50 mg de betacaroteno em dias alternados, tiveram um envelhecimento muito melhor.

A cenoura ajuda contra o AVC?

Foi elaborada uma, pesquisa entre pessoas que sofreram AVC, porém, as que consumiam mais betacaroteno, foram mais resistentes. Foi concluído que pessoas que comem diariamente uma cenoura média, diminuíram as hipóteses de ter um AVC em até 68%.

Como incluir a cenoura nem suas refeições diárias?

Se for em dias quentes o maior indicado é consumi-la crua ou cozida, com outras folhas como alface, rúcula ou agrião.

Para dias frios, o mais indicado é consumir em sopas, sopa de batata com cenoura é uma delícia, além de nutritivo, aquece e fortalece o nosso organismo.

A combinação de peixe e cenoura é ótima, pois, eles contêm vitamina B12, ferro, cálcio e ômega 3, combinados com os nutrientes e vitaminas da cenoura, formam um verdadeiro exército para manter a saúde e uma boa alimentação.

Para sobremesa o mais indicado é, bolo de cenoura com chocolate, mas lembre-se de tomar cuidado com açúcar.

De preferência para cenoura orgânica, pois é ainda mais saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, quer fazer seu pedido?