Dieta cetogênica:Suas Vantagens, Desvantagens mais cardápio para 5 dias.

Dieta cetogênica:Suas Vantagens, Desvantagens mais cardápio para 5 dias. 1

A dieta cetogênica vem estando  bem em alta recentemente,pois tem como objetivo a perda de peso rapidamente,ela propõe reduzir bastante a quantidade de carboidratos ingeridos,e,elevar um pouco a ingestão de proteínas e gorduras.

Mas,em contrapartida os nutricionistas orientam que uma dieta saudável seja composta por 10% a 15% de proteínas,15% a 30% de gorduras e 55% a 75% de carboidratos.

Porém mesmo a dieta cetogênica realmente proporcionar um emagrecimento rápido,ela também traz consigo uma série de problemas,ela favorece o risco de vários problemas de saúde,como hipoglicemia,colesterol alto e câncer entre outras doenças,A seguir,esclarecerei todas suas dúvidas sobre este método de emagrecimento:

Mas afinal,porque a dieta cetogênica ajuda emagrecer tão rapidamente?

A dieta cetogênica proporciona um emagrecimento rápido porque reduz drasticamente o consumo do carboidrato ingerido,Isto porque o carboidrato é a principal fonte de energia,e por eles que temos a glicose.

E quando paramos de ingerir nossa principal fonte de energia,resta a nosso corpo procurar outra fonte de energia para sobreviver,que no caso é nossa reserva de gordura,sendo assim a nossa reserva de gordura é queimada,ocasionando o emagrecimento.

Bom até aí parece tudo bem né? O problema,no entanto é que essa queima de gordura também leva a liberação de substâncias chamadas de corpos cetônicos,que em excesso em nosso organismo podem causar náuseas e até enjoos.

Mas,como funciona a dieta cetogênica então?

A dieta cetogênica em sua maioria,costuma ser composta por até 10% a 15% de carboidratos, 30% de proteínas e 50% de gorduras,Os carboidratos de fácil absorção,como por exemplo arroz branco,pão normal,doces e massas são extremamente proibidos,Porém não há restrição quanto a vários tipos de proteínas e gorduras.

Quais alimentos são permitidos na dieta cetogenica?

Os alimentos mais queridinhos da dieta cetogênica são fontes de gordura e proteína,Como alguns exemplos; Peito de frango,carnes magras vermelhas,ovos,peixes,verduras escuras,carne suína,oleaginosas,queijos,azeite de oliva e até embutidos.

Mas afinal,quais alimentos não são bem vindos na dieta cetogênica?

Bom,os alimentos que não devem ser consumidos na dieta cetogênica são os carboidratos de fácil absorção pelo organismo,como por exemplo,pães,massas,doces,arroz branco entre outros.

A seguir veja algumas dicas de cardápio da dieta cetogênica;

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Cardápio para 5 dias de dieta cetogênica

1, dia- Para o café da manhã: Omelete com peito de peru

Para o almoço: picanha com brócolis temperado com azeite de oliva

Lanche da tarde: Alguma fruta,como uma banana por exemplo

Para o jantar: Peixe grelhado,temperado com especiarias e azeite de oliva

2,dia- Para o café da manhã: café,2 fatias de peito de peru acompanhadas de  ½ abacate

Para o almoço: salmão grelhado ao molho de mostarda + salada verde de rúcula, tomate

Lanche da tarde:1 iogurte natural sem açúcar + 1 punhado de nozes

Para o jantar: Filé de peito de frango grelhado com azeite e especiarias + salada verde com azeite de oliva

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3,dia-Para o café da manhã:  tortilha de presunto com 2 fatias de abacate amassados

Para o almoço: Patinho grelhado salada de couve manteiga com cebola refogada com azeite ou óleo de coco

Lanche da tarde: vitamina de abacate com sementes de chia

Para o jantar: 2 bifes de carne ao molho de queijo, acompanhado de espargos.

4,dia-Para o café da manhã: Omelete com legumes variados

Para o almoço: Bifes de contra-filé com salada de alface e tomate regadas de azeite de oliva

Lanche da tarde: 1 iogurte natural sem açúcar +2 morangos

Para o jantar:  Frango xadrez low-carb com couve refogada.

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5,dia-Para o café da manhã:  Pão low-carb com ovos e queijo

Para o almoço:  Mix de legumes no vapor com pernil na manteiga

Lanche da tarde: Vitamina detox com sementes de chia

Para o jantar: Pizza low-carb com recheio a sua escolha

 

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Qual a vantagem de seguir a dieta cetogênica?

O emagrecimento rápido,a principal vantagem de se seguir a dieta cetogênica é o emagrecimento rápido que ela proporciona,Isto acontece porque ela reduz drasticamente o consumo de carboidratos,e o corpo fica sem sua principal fonte de energia,o organismo irá utilizar como fonte principal de energia o glicogênio, uma pequena reserva de energia que fica entre o músculo e fígado.E isto leva a pessoa a ter uma perda de peso de até 4 kg.

Passando essa fase,nosso organismo irá procurar energia em nosso tecido adiposo,então é aí que ocorre a queima de gordura.Porém além da queima de gordura,a restrição de consumo de carboidratos também leva à queima de músculos.

Como pode proporcionar um emagrecimento rápido,a dieta cetogênica faz com que a pessoa se sinta mais confiante a continuar o processo de emagrecimento.Isso pode fazer que ela aceite realizar uma reeducação alimentar e assim ter uma perda de peso de forma muito mais saudável.

Quais as Principais desvantagens da dieta cetogênica?

São muitas as desvantagens da dieta cetogênica,entre as principais estão a dores de cabeça e fadiga,com a falta repentina de carboidratos,o corpo tende a converter gordura em energia o que leva a liberação de substâncias chamadas de corpos cetônicos.Essas substâncias em excesso em nosso organismo podem causar enjoos e náuseas. A redução brusca de carboidratos também poderá causar sensação de cansaço.

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A seguir, listo também outras desvantagens da dieta cetogênica:

Aumento do risco de câncer: por permitir o livre consumo de embutidos e enlatados, como exemplos salsichas, salame e peito de peru, a dieta cetogênica eleva o risco de câncer., pois os embutidos possuem em suas combinações nitritos que aumentam o risco de câncer principalmente no aparelho digestivo. Além do mais, os embutidos contam com grandes quantidades de sódio o que favorece outras séries de problemas como a hipertensão arterial,a famosa pressão alta.

Mau Humor: A dieta cetogênica pode te ocasionar o  mau humor.Isto acontece porque o organismo necessita de carboidratos para levar o triptofano ao cérebro. O triptofano é uma substância essencial para a síntese de serotonina, que por sua vez é importante na modulação do humor e bem-estar. Sendo assim, a redução do consumo de carboidratos pode te fazer ter mau humor.

Perda de músculos: A restrição severa de carboidratos leva à calcinação dos músculos. Isto ocorre porque a outra fonte de energia que o organismo utiliza diante da falta de carboidratos vem dos aminoácidos presentes nos músculos. A calcinação de tecidos musculosos provocada pela dieta cetogênica é um processo muito prejudicial para emagrecimento saudável, pois estes músculos gastam muita energia para existir,sendo assim, a presença deles auxiliam no processo de emagrecimento.

Aumento considerável dos níveis de colesterol: Ao aumentar o consumo de gorduras, inclusive a de gorduras saturadas, a dieta cetogênica favorece muito o aumento dos níveis de colesterol no sangue. A explicação para isso é que o excesso de gorduras saturadas leva ao aumento dos níveis de colesterol LDL, popularmente conhecido como o colesterol ruim ou colesterol mau, ele pode se concentrar nas artérias e provocar seu entupimento e consequentemente problemas cardíacos como um infarto por exemplo.

 

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