Como ter uma alimentação prática e saudável?

Como ter uma alimentação prática e saudável

Aderir a uma alimentação prática e saudável é fundamental para manter a saúde em dia. Diversificar os alimentos e manter-se hidratado nos deixa menos suscetíveis a doenças como hipertensão e obesidade. Essas ações simples também contribuem para a redução de peso e para o aumento da disposição física.

A seguir, daremos mais dicas de como se alimentar bem e de forma saudável. Vamos lá? Acompanhe!

5 Dicas para uma alimentação prática e saudável

A boa alimentação não exige práticas complicadas. Muito pelo contrário, algumas ações simples podem proporcionar mais saúde e bem-estar:

1. Varie o cardápio

Verduras e legumes são uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais. Já as proteínas animais como ovos e peixes fornecem proteínas, utilizadas na construção das células e dos anticorpos, que defendem o organismo contra os antígenos perigosos para a saúde.

Laticínios como o leite e o queijo são fonte de cálcio, que fortalece dentes e ossos e regula eventos intracelulares em diversos tecidos.

De modo geral, uma alimentação prática e saudável deve abranger todos os grupos alimentares de modo a proporcionar ao organismo os nutrientes necessários para manter seu funcionamento da melhor maneira, inclusive prevenindo contra doenças como anemia e obesidade.

2. Mantenha uma boa hidratação

A água regula a temperatura corporal e facilita a digestão. Além disso, hidrata e protege as paredes celulares e transporta nutrientes através das células. Já a falta de água no organismo causa fadiga excessiva, dores articulares, ressecamento da pele e até sonolência.

O ideal é ingerir 35 ml por quilo corporal. Ou seja, um adulto tem que beber, em média, 2 litros de água por dia. No entanto, as necessidades variam conforme a idade e com os hábitos de cada indivíduo. Por exemplo, quem faz atividades físicas precisa consumir mais líquido do quem é sedentário.

Outro ponto importante quando o assunto é alimentação prática e saudável é que alimentos como abacaxi, morango, pepino, abobrinha e tomate têm boa quantidade de água e ajudam a manter o corpo bem hidratado. Por isso, vale muito a pena incluí-los nas refeições.

3. Coma devagar

Almoçar assistindo a um programa de televisão ou preocupado com as tarefas pendentes pode nos fazer comer mais do que deveríamos. Pior, pode tirar o prazer de saborear uma boa refeição. Não é preciso mastigar dez vezes de cada lado antes de engolir, no entanto, é importante comer devagar.

Já a atenção plena nos faz desfrutar melhor o aroma, a textura e o sabor dos alimentos. Também ajuda a identificar quando já estamos satisfeitos. Para isso, desligue a televisão, fique longe do celular e descanse os talheres no prato enquanto mastiga. O ideal é terminar o almoço em 20 minutos.

4. Fracione as refeições

Fracionar as refeições auxilia no controle do apetite e evita o surgimento de doenças gástricas. O ideal é se alimentar a cada três horas e evitar alimentos gordurosos demais quando a fome apertar. Por isso, leve sempre uma fruta ou uma barrinha de cereal na bolsa para ter o que comer entre as refeições.

No entanto, isso é uma recomendação e não uma regra. Algumas pessoas preferem não comer nada entre o café da manhã e o almoço para não perder o apetite. Há ainda quem prefira não comer nada no meio da tarde e só se alimentar quando sair do trabalho.

O que ninguém tem dúvida é sobre a importância do café da manhã. A primeira refeição do dia interrompe um longo período de jejum. É essa alimentação prática que reativa o organismo para desempenhar suas funções cotidianas.

5. Evite alimentos ultraprocessados

Alimentos processados levam açúcar, sal ou outro ingrediente culinário na preparação. É o caso das frutas em conserva. Já os ultraprocessados são aqueles que recebem diferentes aditivos químicos para ganhar mais sabor ou para serem armazenados por mais tempo.

Ambos devem ser evitados, pois contêm muito sódio e açúcar, que em excesso fazem mal à saúde. Assim, uma das principais dicas de alimentação prática é priorizar os alimentos in natura como verduras, legumes, frutas, arroz e feijão.

Nem sempre é fácil preparar uma alimentação prática com todos os nutrientes necessários para manter a saúde em dia. Mas não se preocupe: a Vip Food te ajuda! Nossas refeições são pensadas para deixar a sua rotina muito mais simples, saudável e deliciosa.

Que tal conhecer melhor o nosso cardápio? Acesse a nossa página agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique aqui
Olá, quer fazer seu pedido?