Alimentos que ajudam no combate a depressão

alimentos que ajudam a combater depressao
Compartilhe
65 / 100 SEO Score

Olá pessoal, o tema de hoje é muito interessante! Hoje quero falar como a alimentação pode nós ajudar contra a depressão. A depressão é uma doença que antigamente era tratada com descaso, mas hoje em dia (ainda bem),tem ganhando atenção dos médicos e das pessoas como algo real e sério. Como eu sempre vou puxar a sardinha para os alimentos, quero mostrar um pouco pra vocês como os alimentos, em conjunto com o tratamento correto, podem auxiliar na melhora e cura da doença.

Depressão

Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com a depressão. Em um episódio depressivo a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago.

IMPORTANTE: Nunca trate com descaso alguém que está por perto e diz se sentir assim, é importante que a pessoa procure ajuda para voltar a sua vida normal.

O nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais. Um destes neurotransmissores é a famosa serotonina, que  é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor entre outras funções.

Triptofano

Vamos falar agora sobre uma substância muito especial que se encontra dentro de alguns alimentos, é ele: o triptofano. O Triptofano é um aminoácido essencial (como já vimos em textos anteriores), ele não é produzido pelo corpo, deve ser consumido de maneira exógena. A sua principal função é ser precursor do neurotransmissor serotonina, substância que desempenha papel importante no sistema nervoso responsável pela regulação do sono, temperatura corporal, apetite, humor, atividade motora e funções cognitivas

Alimentos ricos em Triptofano

Banana
A fruta rica em fibras, potássio e vitaminas é uma fonte de triptofano,. Para ajudar, esse alimento ainda é rico em carboidrato, macronutriente que facilita a entrada da serotonina no sistema nervoso.
Abacate
 É outra fruta que ajuda a promover uma sensação de bem-estar. Isso porque contém Vitamina B3, que colabora com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e, por isso, resulta em um efeito relaxante. Essa vitamina atua ainda com o ácido fólico, que age como coenzima de neurotransmissores do bom humor.
Leite
Leites, queijos e iogurtes são uma boa fonte de triptofano, cálcio e magnésio. Além disso, os iogurtes, em especial, aqueles que contêm probióticos, ajudam no equilíbrio da microbiota, população de bactérias presentes no intestino.
Grão de bico
Além de triptofano, esta leguminosa tem alta concentração de vitaminas B6 e B9, que também atuam na produção de hormônios neurotransmissores relacionados ao bem-estar e às boas noites de sono, como a serotonina e dopamina.
 Mel
O mel também é fonte de triptofano, com ação calmante que induz a uma sensação de bem-estar. O alimento produzido pelas abelhas ainda é fonte de frutooligossacarídeos, que ajudam a promover o equilíbrio das bactérias no trato gastrointestinal. Lembrando que o intestino produz mais de 90% da serotonina. Logo, ao manter a integridade intestinal, o mel também colabora com uma melhor regulação neuro-endócrina, favorecendo a sensação de prazer e a disposição

Ácido fólico

O ácido fólico também é um precursor de serotonina, aquela substância que nós precisamos ter pra sentirmos a sensação de bem estar. Portanto, manter a ingestão adequada de vitamina B9, que para indivíduos adultos é de 400 microgramas por dia, é importante para auxiliar no combate à doença.  Agora veja alimentos que são ricos em ácido fólico ou vitamina b9

Vegetais verdes escuros

A coloração verde escura de alimentos como a couve e o espinafre denuncia uma propriedade mais do que bem-vinda. Ricas em ácido fólico,  as folhas escuras são saudáveis e uma excelente pedida para quem deseja suprir as necessidades diárias do nutriente

Grãos e sementes

Alimentos completíssimos, grãos como ervilhas, lentilha, grão-de-bico e feijão também são ótimas pedidas para quem quer manter as doses de ácido fólico em dia.

Nozes e Castanhas

Amendoim, amêndoas e nozes. Esses alimentos também possuem ácido fólico o suficiente para suprir as demandas do seu organismo. Ideais para lanches da tarde, as oleaginosas podem ainda ser adicionadas a saladas ou pães integrais. É também possíveis fazer leite a partir delas e substituir o tradicional leite da vaca.

Nunca devemos pensar numa alimento exclusivamente sozinho, é importante que todos estejam juntos na preparação, para conseguir tirar o melhor de cada um, ou seja pessoal, vamos caprichar na variedade do prato, procurar sempre investir num prato colorido e com diversos tipos de alimentos. Vamos cuidar de nós mesmos e de quem está ao nosso lado.

Bolo de banana com Mel

 Ingredientes
– 500 g de farinha de trigo integral
– 2 xícaras de açúcar mascavo
– 2 kg de banana caturra fatiada
– 400 ml de mel
– 1 pitada de sal
– Canela a gosto
– Óleo
Modo de preparo
Numa vasilha, juntar a farinha, o açúcar, o sal e salpicar a canela. Adicionar óleo e misturar, com as mãos, até a massa ficar úmida. Untar um tabuleiro com óleo e farinha de trigo e pôr uma camada da massa, depois as bananas fatiadas. Salpicar canela e regar com mel. Repetir a operação três vezes, deixando, por cima, fatias de banana e canela. Assar em forno médio, durante uma hora.
Nessa receita podemos observar a mistura de mais de um alimento que trará a sensação de bem estar! O importante é usar a imaginação, ter uma momento pra você poder cuidar de si próprio. Além de ser saboroso, traz uma sensação de bem estar. Outra opção que vai ganhar seu coração é esse smoothie que além de prático é saboroso.

Smoothie de abacate

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de germen de trigo
  • Uma porção de castanha do pará
  • 1 abacate pequeno
  • 2 bananas
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de cubos de gelo
  • 2 colheres de açúcar mascavo
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:

Descascar o abacate, retirar o caroço, colocar em pequenos pedaços com os demais ingredientes no liquidificador. Acrescentar mais leite se necessário. Sirva gelado.

Deixem dúvidas, me perguntem se precisar saber de algo! Vocês também podem deixar sugestões de temas que eu ainda não falei com vocês!

Até a próxima pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, quer fazer seu pedido?
Powered by