Colágeno

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Olá pessoal, o texto de hoje é sobre o colágeno. Existe muitas controvérsias a respeito desse tema. Hoje vamos expor as diversas questões que giram à respeito desse tema, para podermos ter uma opinião formado e saber do que realmente se trata.

Colágeno

O colágeno é uma proteína formada por mais de três mil aminoácidos, tem a disposição em três correntes que ficam entrelaçadas, como resultado é formado uma espécie de hélice tripla flexível e robusta. A sequência repetida de três aminoácidos formam esta estrutura bem resistente. O colágeno traz diversos benefícios ao corpo, tais como deixar a pele resistente e elástica, reforçar os tendões e ligamentos que sustentam os músculos os ossos e segura os órgãos internos. Ossos e dentes são feitos pela adição de minerais à matriz de colágeno, e 75% da pele é colágeno.

Envelhecimento

Com o tempo o colágeno começa a sofrer certo desgaste, por isso o mesmo deve ser substituído. A medida que envelhecemos, a capacidade da pele para substituir o colágeno danificado diminui, de modo que o colágeno se concentra com menor qualidade e qualidade ao longo do tempo. Com os desgastes que o dia a dia traz ao organismo, causada por má alimentação, excesso de exposição  ao sol, poluição, uso de álcool, poluição entre outras.  Esses desgastes são causados por essas situações que causam aumento na produção dos radicais livres, esses radicais livres são responsáveis por aceleramento do envelhecimento e são cancerígenos.

A falta de aminoácidos, vitaminas, minerais e antioxidantes, todos absolutamente necessários para formar o colágeno, também afetam a sua produção por vezes ainda na juventude da pessoa. Por esse e outros motivos já falados aqui nos nossos textos é de suma importância o equilíbrio da alimentação, saber o que estamos ingerindo para sempre fazer a manutenção da nossa saúde.

Curiosidade: Algumas condições genéticas podem causar produção insuficiente ou defeituosa, o que poderia levar o coração, os olhos ou o esqueleto a ter sérios problemas. Estes incluem a Síndrome de Ehlers-Danlos, resultando em pele de papel fina, síndrome de Marfan, fazendo com que os pacientes tenham pernas longas e dedos, e osteogênese imperfeita ou doença dos ossos frágeis.

Quando devo usar Colágeno

Os suplementos de colágeno devem ser usados quando a concentração desta proteína diminui no corpo,  por isso a importância de sempre estarmos consciente da nossa condição corporal, devemos estar atentos a pequenas mudanças. A falta de colágeno pode trazer sintomas como:

  • Diminuição da espessura dos fios de cabelo;
  • Aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele;
  • Surgimento de rugas e de linhas de expressão;
  • Aparecimento de estrias;
  • Pele fina e desidratada;
  • Diminuição da densidade dos ossos como nos casos de osteopenia e osteoporose por exemplo;
  • Enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.

IMPORTANTE: No caso dos suplementos, o ideal é que a versão em pó seja utilizada, já que as cápsulas não comportam a quantidade de colágeno recomendada por dia, isto é, 10 gramas. A indicação SEMPRE deve ser feita por um profissional habilitado, de acordo com a necessidade do indivíduo.

Principais Benefícios

O colágeno traz vários benefícios ao nosso corpo, toda nossa forma estrutural. Agora vamos ver alguns dos principais benefícios do colágeno para o organismo que são:

  • Previne o aparecimento de celulite;
  • Fortalece as unhas;
  • Fortalece o cabelo e melhora o seu aspecto;
  • Diminui o surgimento de estrias;
  • Aumenta a elasticidade da pele;
  • Previne e retarda o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Como a alimentação pode ajudar?

Não somente de colágeno o corpo precisa para manter todas as estruturas do corpo de uma maneira que nós esperamos como uma pele firme e sem rugas. Algumas ajudinhas que podemos contar para melhorar o funcionamento do colágeno no nosso corpo:

Água

Ele vai ser e sempre será um dos melhores aliados naturais para promover o bom funcionamento do nosso corpo. Isso porque ela é essencial para que as células se mantenham saudáveis, e consequentemente, o organismo desenvolva suas atividades de forma eficaz. Por isso, uma pele bonita e hidratada conta com a ajuda desse líquido poderoso.

Aveia

Esse grão não só é rico em fibras , favorecendo a digestão e propiciando um melhor fluxo intestinal, impedindo que seu organismo reabsorva toxinas , como também é uma ótima fonte de silício. Este nutriente é responsável por sintetizar a ação do colágeno sobre a pele, e inclusive dos músculos, articulações e tendões, prevenindo contra possíveis dores.

Frutas Cítricas

As frutas cítricas, como abacaxi, kiwi, acerola, laranja e limão, são muito ricas em vitamina C. Essa vitamina é uma poderosa aliada na busca por uma pele firme, pois ela potencializa a absorção de colágeno pelo organismo, otimizando o processo contra as rugas. Além de serem ótimas para ser consumidas no verão, trazem refrescância.

Beterraba

A presença do antioxidante licopeno na beterraba, não somente ajuda na pele como também ajuda a impedir que certas toxinas danifiquem suas células. Exercendo o papel a favor de uma bela pele, o licopeno também é capaz de aumentar a produção de colágeno no organismo. Além disso, a beterraba pode ser considerada um protetor solar natural da pele, assim como a cenoura.

Gelatina

A gelatina faz parte dos alimentos que deixam sua pele bonita e firme. Isso porque ela é uma fonte rica de colágeno e melhora o aspecto da pele, dos cabelos e das unhas. Ela é uma opção saborosa e leve para as sobremesas do dia a dia, porém procure dar preferência à gelatina incolor – que não possui a adição de muitos outros componentes.

RECEITA GELATINA NATURAL DE FRUTAS

Ingredientes: 

– 1 pacotinho de gelatina incolor sem sabor em pó

– 100 ml de água fervente

– 200 ml de suco de fruta bem concentrado (colocar o mínimo de água só para conseguir bater mesmo)

– Manga, abacaxi, morango, laranja, kiwi (escolher frutas ao seu gosto, optar por frutas da época que estão mais docinhas, pois não adicionamos açúcar)

Modo de preparo: 

Dilua a gelatina na água quente mexendo bem. Em seguida misture o suco de frutas e misture bem. É possível acrescentar pedaços da fruta no meio para ficar com uma variação de texturas.

E ai pessoal, o que vocês acharam? São os alimentos que estão no nosso dia a dia que são aliados para nos ajudar!

Até a próxima.

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