Como cuidar da saúde em tempos de crise

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Estamos em crise, em meio a uma pandemia. Esse é o fato que o mundo está vivendo nos últimos meses. O temido coronavírus (COVID-19) está circulando, silencioso, rápido e devastador. Medidas rigorosas são necessárias para diminuir seus efeitos catastróficos.

Pandemia é quando determinada doença se espalha por várias regiões do mundo, como o caso do vírus COVID-19 que teve início na China e se espalhou por diversos continentes, incluindo o Brasil, com maior concentração na Europa e Estados Unidos. Quem decreta a pandemia é a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A ordem no Brasil já foi dada: estamos em quarentena. Através de uma portaria interministerial, foi decretada a quarentena pelos Ministérios da Segurança Pública, da Saúde e da Justiça. Tem força de lei e apesar de voluntária, quem a descumprir pode ter punições. Sua base legal está na Lei 13.979, sancionada em Fevereiro.

E com essa mudança brusca de ritmo, rotina, alimentação, uma pergunta ecoa dentro de nós. Como cuidar da saúde em tempos de crise?

Nós, da Vipfood preparamos um breve manual para te auxiliar nessa nova jornada.

 

Três pilares para cuidar da saúde em tempos de crise

Para quem não sabe, a saúde vai muito além do não ter nenhuma doença. A palavra saúde significa em sua origem, a prática harmoniosa de um conjunto de hábitos que juntos, compõem a saúde em seu aspecto amplo. Dentre esses hábitos, selecionamos três, que consideramos essenciais:

1.      Alimentação saudável

2.      Saúde emocional e mental

3.      Saúde física

 

1. Alimentação saudável

O papel da alimentação é essencial na vida de cada ser humano. Tudo o que ingerimos exerce uma função específica em nosso organismo. Proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais, cada um age de uma maneira quando nos alimentamos.

O ditado ‘somos o que comemos’ se aplica em nossa vida. O que comemos influencia em nosso bem estar, em nosso rendimento nas rotinas cotidianas, em nosso humor e emoções.

Uma boa maneira de manter uma alimentação saudável é através de uma pirâmide alimentar. Ela tem como base seis refeições diárias e as porções dos alimentos que devem ser consumidos em todas as refeições, até os que devem ser ingeridos bem pouco, que são os que ficam no topo da pirâmide.

Assim, com base no consumo dos alimentos típicos brasileiros e os hábitos alimentares brasileiros, em 1999, foi criada a seguinte pirâmide:

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De acordo com o Ministério da Saúde, a pirâmide alimentar brasileira está dividida assim: na base, estão os alimentos que dão energia para enfrentarmos o nosso dia a dia.

Eles devem ser consumidos em todas as refeições, ou seja, seis vezes ao dia. São aqueles com alto teor de carboidratos, como os pães, as massas, arroz.

No meio da pirâmide estão os alimentos reguladores, que devem ser consumidos três vezes ao dia, como as frutas, legumes e verduras. Logo acima, a carne, os ovos, feijão, oleaginosas são consumidos uma porção ao dia, e leite derivados, três porções diárias.

E por fim, no topo, os óleos e gorduras e açúcares e doces, que devem ser consumidos uma porção ao dia.

Seguindo essa pirâmide alimentar do Ministério da Saúde, com os ajustes individualizados para cada caso, é possível manter uma alimentação saudável.

Com isso, você irá se prevenir de doenças, ter um sono melhor, mais concentração e disposição para as atividades rotineiras e, o mais importante, dentro do cenário em que estamos inseridos, melhora a imunidade.

Quais alimentos devo consumir para aumentar a imunidade?

Quando se ouve em aumentar a imunidade, os primeiros alimentos que lembramos é o alho e a cebola. E realmente essa dupla é potente para a prevenção de doenças ligadas à imunidade.

Isso porque o alho, com uma centena de compostos sulfúricos, também tem zinco e selênio, o que faz com que se potencialize sua função imunoprotetora, pois esses nutrientes são potentes para evitar e combater resfriados, gripes. O ideal é consumi-lo cru.

Já a cebola, o aumento da imunidade ocorre por causa de fitoquímicos que ela possui, que potencializam a atuação da vitamina C no corpo. Também temos o gengibre, a castanha do pará , frutas cítricas e a lichia.

É importante destacar também o consumo de vegetais verde escuros, ricos em vitaminas B6, B12 e A e ácido fólico, que proporcionam resistência às infecções, atuando na maturação das células ligadas a imunidade.

A Vipfood, além da variedade de pratos e opções para suas refeições, todo mês faz um kit promocional de marmitas, com quatro opções de pratos, que dá para 20 refeições.

E no kit de marmitas do mês de Abril de 2020 tem um prato com brócolis, que age diretamente no sistema imunológico, pois possui muita vitamina C e A.

 

2.      Saúde física

Como manter a saúde física em ordem em meio à crise, com mudanças de hábitos, ficando em casa e se movimentando menos do que o habitual? Realmente é um grande desafio de determinação e persistência. Mas não é impossível.

Alternativas de videoaulas através de sites, Instagram e aplicativos de celular têm sido muito utilizadas por quem está na quarentena.

De acordo com o Ministério da Saúde, a prática diária de 30 minutos de exercícios físicos faz parte da rotina para uma vida saudável. Além de ajudar na elevação da imunidade, também auxilia no controle de peso e de doenças pré-existentes antes da quarentena.

Alongamentos e exercícios de relaxamento também são indicados para dores tensionais por ficar muito tempo em uma mesma posição (sentado, por exemplo) e para aliviar o stress causado pelo isolamento social.

 

3.      Saúde emocional e mental

Lidar com as emoções em isolamento social também é uma tarefa desafiadora. Ansiedade, depressão e outras questões emocionais já são presentes nos últimos tempos de um modo mais intenso. Em momentos de pico emocional, mudanças drásticas na rotina e notícias desoladoras, o emocional e o mental precisam ser poupados.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o líder de pessoas ansiosas do mundo. Então o que fazer para controlar as emoções e cuidar da saúde?

Uma boa noite de sono é essencial para o bom humor, disposição e baixa de irritabilidade durante o sono. E para que isso aconteça, a alimentação saudável e balanceada tem um papel fundamental. Ir preparando o organismo para o sono também é importante.

Desacelerando o ritmo à noite e não comer alimentos de difícil digestão. Uma boa opção é ingerir sopa. A Vipfood tem variedade de sopas saudáveis em seu cardápio.

Praticar exercícios relaxantes e trabalhar a respiração também auxiliam muito para a saúde emocional.

Manter a mente ocupada também é necessário com a mudança drástica de rotina. Utilize-se da tecnologia como sua aliada.

Converse com amigos e familiares via redes sociais e aplicativos de comunicação. Leia livros, faça atividades lúdicas como pintar, desenhar. Assista filmes, séries. Faça cursos online.

Muitas empresas dessas áreas estão disponibilizando seus serviços gratuitamente.

Crie uma rotina com pequenas metas e objetivos diários. Isso ajuda a manter a mente ocupada e focada em coisas que trarão resultados.

Seguindo essas dicas, é possível manter uma saúde equilibrada durante esse período difícil que estamos passando. E acima de tudo, alimente-se. Alimente-se de maneira saudável.

Comidas congeladas são opções práticas e saudáveis para você ganhar tempo na sua rotina e não precisar ficar horas preparando sua refeição.

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