Proteína Vegetal

Proteína Vegetal 1
Compartilhe
65 / 100 SEO Score

E ai pessoal, como vocês estão? Nós já falamos aqui sobre vegetarianismo e veganismo. Como são os estilos de vida e como a pessoa tem que alterar sua rotina. Mas hoje nós vamos falar mais a fundo sobre um assunto importantíssimo, não só para os vegetarianos e veganos, mas para todos. O assunto de hoje é Proteína vegetal.  Vamos falar sobre sua absorção, os alimentos que mais contém, e como podemos ser saudáveis consumindo essas proteínas.

Proteínas

Essencial para o funcionamento e manutenção do corpo humano, as proteínas têm um papel vital para a manutenção do nosso metabolismo, pois a partir dela ocorrem inúmeras reações químicas. É encontrada na natureza de diversas formas. Podem ser de origem animal, vegetal e até sintética.

A proteína é uma substância que é formada a partir de um conjunto de aminoácidos ligados entre si, chamadas de peptídicas. Ou seja, a proteína é uma enorme ligação de pequenos tipos de aminoácidos. Como existem 20 tipos de aminoácidos, as ligações podem ser as mais variadas possíveis, em que pode conter qualquer quantidade de tipos de aminoácidos.

Função das proteínas

Não existe um processo biológico em que as proteínas não estejam presentes, porque além de estarem envolvidas em muitas reações que ocorrem no corpo, também muitas células são compostas por proteínas. Para entendermos melhor, vamos ver algumas ações que as proteínas assumem no nosso corpo:

Por vezes, faz o mesmo papel que algumas enzimas, e acelera o processo de algumas reações químicas.

Auxiliam a movimentação muscular, que são realizados através da miosina e actina, duas proteínas.

Participam da composição hormonal, de anticorpos e ainda não coagulação sanguínea.

Responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo humano, que é feito pela hemoglobina, que também é uma proteína.

Com isso é inevitável perceber a necessidade que o nosso corpo tem de estar em dia com as proteínas. As proteínas não são necessárias somente aos atletas ou as pessoas que estão na academia e querem ganhar músculo. Elas são imprescindíveis para a saúde humana e homeostase.

Aminoácido essencial

O aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo humano não é capaz de produzir, mas ainda sim é necessário para o seu funcionamento interno. O organismo humano é incapaz de sintetizar cerca de metade dos vinte aminoácidos comuns. O restante devemos ter acesso de maneira externa, através dos alimentos que escolhemos.

Proteína vegetal

O grande problema que a maioria das pessoas encontram é que as proteínas de origem vegetal diferente das proteínas animas, não contém em um só alimento todos os aminoácidos essenciais, e por isso podem ser consideradas inferiores.

Mas como não nos alimentamos com um só alimento por vez, esse ‘problema’ pode ser resolvido com um prato bem colorido, com diversos alimentos que possam se complementar, combinando os alimentos certos a refeição será tão completa quanto a de alguém que ingeriu alguma proteína animal.

Atenção: a soja contém todos os aminoácidos essenciais, mas é um alimento que deve-se saber como e quando consumi-lo.

De forma isolada é possível dizer que uma fonte é deficiente em determinado aminoácido, porém é incorreto dizer que as proteínas vegetais são pobres neste quesito, pois o reino vegetal contém todos os aminoácidos essenciais.

Alimentos Proteicos

Agora vamos aproveitar para dar uma olhadinha nos alimentos que podemos usar e abusar no nosso dia a dia para alcançarmos o perfil proteico mais completo possível.

Feijão: Existem diversos tipos de feijões na nossa culinária (branco, preto, vermelho, azuki, carioca, fradinho, rajado, entre outros). Todos são ricos em proteína, ferro, magnésio e zinco.

Quantidade de proteína: 7g a cada porção de 100g.

Grão de bico: Grão-de-bico é rico em ferro, zinco e triptofano,aminoácido essencial relacionado à produção da serotonina, substância que traz sensações de bem-estar).

Quantidade de proteína: 9g a cada porção de 100g.

Chia: Rica em ômega 3 e indicada em dietas de redução de peso pois proporciona saciedade. Pode ser consumida junto a saladas, frutas, na mistura de vitaminas etc.

Quantidade de proteína: 17g a cada porção de 100g.

Quinoa: É considerada uma proteína completa pois contém todos os aminoácidos essenciais necessários para o funcionamento do nosso corpo. Dicas de uso: saladas, risotos, tabule e hambúrguer.

Quantidade de proteína: 12g a cada porção de 100g.

Cogumelos: Cogumelos são ricos em vitaminas do complexo B, sais minerais e fibras. Possuem baixo teor de carboidratos e gorduras.

Cada porção de 100g fornece 4g de proteína.

Receita

Agora sem preguiça, bora colocar a mão na massa!

Aqui vai uma receitinha ótima para variar a alimentação e colocar mais de um alimento proteico na mesma refeição.

Salada de grão de bico com quinoa.

  •  meia xícara (chá) de quinoa em grãos
  •  1 e meia xícara (chá) de água
  •  meia cebola pequena picada
  •  1 tomate médio, sem pele, picado
  •  3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  •  1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
  •  2 xícaras (chá) de grão-de-bico já cozido
  •  1 pitada (chá) de sal
  •  1 colher (sopa) de cebolinha-verde picado

Modo de Preparo

Em uma panela média, coloque a quinoa e a água, e leve ao fogo baixo, por 15 minutos, com a panela tampada, para hidratar. Retire do fogo e deixe descansar por 10 minutos.Enquanto isso, em uma tigela grande, coloque a cebola, o tomate, o azeite, o vinagre, o grão-de-bico, o sal e a cebolinha, e mexa. Junte a quinoa hidratada com a água do cozimento e misture.Leve à geladeira até o momento de servir.

Então é isso pessoal! Devemos lembrar de combinar diferentes alimentos para sempre termos o perfil completo das proteínas. Mas vale lembrar que os outros macronutrientes também são importante, então devemos compor o prato com os Carboidratos e Lipídeos, um prato completo te traz uma saúde completa!

Me conte como vocês se relacionam com as proteínas vegetais, mesmo quem não é vegetariano deve ter as mesmas inclusas no cardápio, lembre-se diversidade é importante!

Até semana que vem pessoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, quer fazer seu pedido?
Powered by