Bebidas Energéticas

cafe energetico
Compartilhe
72 / 100 SEO Score

Olá pessoal, como vocês estão? Hoje o nosso papo vai ser sobre um assunto muito legal. Esse assunto esta presente no dia a dia, e muitas pessoas tem o costume de consumir sem saber dos efeitos colaterais. Hoje o assunto vai ser Bebidas energéticas. Vamos entender um pouco qual sua composição e como ela age no nosso corpo. Quais malefícios podem desencadear com o uso exagerado e quais benefícios podemos usar ao nosso favor.

As bebidas energéticas estimulam o metabolismo do indivíduo e tem como finalidade fornecer ao mesmo uma quantidade de energia extra, deixando ir embora a sensação de cansaço e sono. Na bebida são encontrada diversas substâncias que chegam até o nosso cérebro, mais especificamente no córtex cerebral, onde inibi liberação de adenosina, o neurotransmissor responsável pelo sono. Essa bebida tem esse poder devido a mistura de seus ingredientes, que vamos dar uma olhada a seguir:

Composição

Como já estamos acostumados a ver, no mercado encontramos muitas marcas de energéticos, cada qual pode mostrar uma diferença em sua composição. Mas a base da formulação sempre vai consistir em taurina, cafeína e açúcar.

Taurina: É um aminoácido não essencial, ou seja, é produzido pelo nosso corpo e é o mais abundantes do nosso organismo, especialmente no sistema nervoso central, nos músculos esqueléticos, no coração e no cérebro, bem como nos intestinos e ossos esqueléticos.É muito usada em bebidas energéticas pois apresenta um efeito desintoxicador, com isso facilita a excreção de substâncias que não são mais importantes para o corpo pelo fígado.

O problema encontrado nas bebidas energéticas é que a concentração de taurina contida nos energéticos é mais alta que a quantidade encontrada em outros produtos. No Brasil, a Resolução RDC nº 273 de 22/09/2005, do Ministério da Saúde, estabelece o limite máximo de taurina como ingrediente para o composto líquido pronto para consumo em 400 mg/100 ml.

Cafeína: Já conhecida e popular entre todo mundo, pois também é encontrada no café. A cafeína é um composto químico classificada como alcaloide que é uma substância principalmente extraída das plantas e pertence ao grupo das xantinas. Não é a substância que vai proporcionar mais concentração e energia ao consumidor, pois esse papel é do açúcar e a cafeína e um psicoativo, ou seja, é substância química que age principalmente no sistema nervoso central, onde altera a função cerebral e temporariamente muda a percepção, o humor, o comportamento e a consciência.

Açúcar: Nosso velho conhecido, que já foi mencionado por diversas vezes aqui no nosso blog. Um carboidrato cristalizado, normalmente encontrado na forma de sacarose. Seu uso excessivo pode causar danos os corpo humano, como um série de doenças tal qual a tão temida Diabete. Nas bebidas energéticas são encontradas em altas doses, algumas marcas apresentam a mesma quantidade do refrigerante de Cola. Algumas versões de energético são apresentadas sem adição de açúcar, mas como já vimos aqui no blog,  a adição de adoçantes também não é uma boa opção para a saúde do nosso corpo.

Legislação

No Brasil, as bebidas energéticas são regulamentadas pela ANVISA em Resolução especifica que trata de “Compostos Líquidos Prontos para o Consumo”. Primando pela segurança do produto e respaldada por pesquisas e padrões internacionais, a regulamentação nacional estabelece limites referentes às quantidades de cafeína e taurina, quais sejam 350mg/L e 400mg/100ml bem como avisos sobre o consumo de bebidas energéticas por grupos específicos que podem ser eventualmente mais sensíveis ao consumo de cafeína

Interação com o álcool

A maioria das pessoas não dão bola para o que o rótulo avisa: energéticos não devem ser tomados junto com bebidas alcoólicas. A ideia de criação dessa bebida foi para ser consumida pura antes de atividades físicas, mas o objetivo inicial acabou se perdendo e a bebida caiu no gosto das pessoas como companhia para uísque e vodca.

A primeira vista parece ser uma boa combinação, já que os sabores combinam e faz com que o álcool ‘desça’ com mais facilidade,  essa situação piora quando ao se sentir mais acordado a ingestão de álcool vai aumentando.

Inicialmente, o álcool  vai causar euforia e desinibição. Mas com a ingestão de mais doses, a bebida atua como depressor do sistema nervoso central (SNC), e compromete funções vitais do corpo como: controle da temperatura, respiração e batimentos cardíacos. O efeito depressor do álcool é mascarado pelo energético, podendo colocar a pessoa em risco.

Como já falamos mil vezes aqui no blog, é necessário equilíbrio,  o consumo excessivo de álcool já vai causar danos ao corpo, sem contar os riscos de beber e dirigir, aumento da incidência de briga, entre outros. O importante é saber o limite do seu corpo, quando parar e o porquê devemos parar. Temos que cuidar do nosso corpo, e o combustível para vivermos bem e uma rotina equilibrada.

Riscos á Saúde

A ingestão da bebida energética traz um aumento na força de contração do músculo cardíaco, o que pode sugerir um efeito positivo exercido por esses compostos, esse efeito é diretamente atribuído especialmente à ação da taurina, porém é um fato preocupante em relação ao desencadeamento de arritmias.

Assim sendo, adultos com problemas cardíacos devem evitar o consumo de bebidas energéticas. Já indivíduos saudáveis precisam ficar atentos em relação à quantidade ingerida, por conta da sobrecarga cardíaca induzida por esse tipo de bebida.

Caso você sinta muito cansaço e está precisando de lago para dar um boom na sua energia, vale tentar receitinhas caseiras para te dar aquela energia necessária para começar o dia!

Energético Caseiro

Ingredientes:

  • 250 ml de água
  • 1 colher (de chá) de guaraná em pó
  • 1 fatia média de gengibre
  • suco de 1 limão
  • 1 colher (de sobremesa) de melado de cana
  • 5 folhas de hortelã
  • 1 colher (de chá) de canela em pó.

Modo de fazer:

Bata tudo junto no liquidificador e beba, de preferência sem coar. Esta é uma bebida altamente energizante, estimulante, portanto só é recomendado seu uso de manhã.

Então é isso pessoal! Façam a receitinha e me contem o que acharam! Comentem aqui embaixo para continuarmos o nosso papo! Vocês tem o costume de ingerir bebidas energéticas? Com muita frequência? Já sabiam do risco que ela pode causar a saúde?

Até semana que vem pessoal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, quer fazer seu pedido?
Powered by