Olá pessoal!
Bem no começo do nosso blog conversamos sobre esse tema, mas ele anda tão em alta que eu acho que vale a pena voltar nele mais uma vez, para darmos umas dicas e receitas.
Todos nós já sabemos, mas vamos reforçar um pouco da teoria:
Vegetarianismo:
é quando na sua alimentação ocorre a exclusão de carne animal, ou seja, não se come carne de vaca, carne de porco, carne de frango e carne de peixe. É mantido o consumo de ovo, leite e derivados tais como iogurte, manteiga, queijo, requeijão entre outros.
IMPORTANTE: não existe o termo peixetariano, o consumo de qualquer tipo de carne animal não faz com que você se vegetariano, mas sim flexitariano, como já vimos em um post anterior.
Nhonque de mandioquinha
Ingredientes:
- 300g de mandioquinha
- 1/3 xícara de farinha de aveia ou de trigo
- 150g de gorgonzola
- 1 colher e meia de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de ervas frescas picadas
- Sal e pimenta do reino a gosto
Mode de preparo:
Cozinhe a mandioquinha em água com um pouquinho de sal até ficar bem macia. Escorra-a e amasse-a, acrescentando aos poucos a farinha temperada com um pouquinho de sal até obter uma massa homogênea.
Enfarinhe uma superfície limpa, forme um rolo com a massa e corte-o em 16 a 20 pedaços iguais. Corte o gorgonzola em três pedaços e depois dois deles em 16 a 20 cubos. Reserve um dos pedaços.
Abra cada pedaço da massa de mandioquinha, coloque um cubinho de gorgonzola no meio e feche a massa formando uma bolinha. Coloque sobre uma superfície enfarinhada para não grudar.
Ferva água em uma panela grande com um pouquinho de sal e coloque as bolinhas de nhoque. Quando elas subirem para a superfície, marque mais 2 minutos e depois retire-os com uma escumadeira ou peneira.
Enquanto o nhoque termina de cozinhar, derreta a manteiga em uma frigideira em fogo bem baixinho e acrescente as ervas. Depois de escorrer os nhoques, coloque-os na frigideira, mexa bem e arrume-os no(s) prato(s). Por cima, despedace o gorgonzola reservado e sirva em seguida.
Cogumelos recheados
Ingredientes:
3 a 4 cogumelos shitake grandes e frescos
2 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
1 xícara de de brócolis picados
150 ml de creme de leite
1/2 xícara de queijo ralado (parmesão, gouda ou o de sua preferência)
Azeite, sal, pimenta do reino e noz moscada a vontade
Limpe os cogumelos com um paninho limpo ou papel toalha para retirar qualquer sujeira que possa ter (Fica a dica: NUNCA lave cogumelos frescos pois, como eles são iguais a uma esponjinha e acabam absorvendo a água, o que prejudica a textura e o sabor do prato).
Com muito cuidado, retire os cabos dos cogumelos com a ajuda de uma colherzinha para não machucar as laterais. Coloque-os em um refratário, regue com um fio de azeite e leve ao forno pré aquecido em 180º C por 15 minutos.
Em uma panela, aqueça um bom fio de azeite e refogue o alho até começar a dourar. Coloque o brócolis, dê uma boa mexida e desligue o fogo. Coloque o creme de leite, misture e, depois, envolva o queijo ralado . Prove e tempere com sal (se precisar), pimenta do reino e a noz moscada raladinha na hora.
Veganismo: Não exclui somente o consumo de carnes animais como também o consumo de todos os derivados de animal. Nesse podemos incluir o ovo, o leite e seus derivados, o mel entre outros. No veganismo não só o estilo alimentar é diferenciado, mas como também o estilo de vida. Nesse estilo é dever do indivíduo estar antenado em relação ao todo. Preocupação com o meio ambiente, com produtos testados e animais. Cada detalhe deve ser repensando, até o uso do corante carmim que é advindo de um pequeno besouro. O importante é estar sempre atento aos rótulos durante as compras.
Empadão Vegano
Ingredientes:
Massa
- 1 caixinha de grão-de-bico
- 20 ml de azeite
- sal a gosto
- 3 g de cúrcuma
- 150 g de farinha de arroz
- 60 ml de água
Recheio
- 240 g de palmito pupunha
- 150 g de vagem bem picadinha
- 1 lata de seleta de legumes
- 50 g de azeitona preta fatiada
- 100 g de cebola
- 30 ml de azeite
- 2 g de orégano
- 120 ml de água
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- Para o recheio, refogue a cebola com azeite.
Mode de preparo:
Acrescente o palmito, a vagem, a cenoura e o orégano; cozinhe com a água. Tempere com sal e pimenta. Coloque o amido de milho dissolvido em um pouco de água, mexendo sempre até incorporar no recheio. Acrescente a azeitona e desligue o fogo. No processador, coloque o grão-de-bico, o azeite, sal, água e a cúrcuma; processe para misturar. Na tigela com a farinha de arroz, adicione a mistura e mexa com a ajuda das mãos até formar uma massa firme. Forre o fundo de pequenos recipientes com parte da massa. Coloque o recheio. Cubra com uma outra parte da massa. Leve forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 30 minutos.
Strogonoff vegano
Ingredientes:
- 1 xícara de grão de bico (cru)
- 4 folhas de louro
- 1 xícara de cogumelo paris fresco
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de semente de mostarda
- 6 dentes de alho picados
- 1 cebola grande picada
- 1 vidro de palmito cortado em rodelas
- 2 xícaras de polpa de tomate
- 1/2 xícara de água
- Cebolinha a gosto
- 200 g de creme de leite de caju
- 1 colher (sopa) de sal
Como fazer o creme de leite de castanha de caju :
- 100 g de semente de caju torrada sem sal
- 100 ml de água
Em um liquidificador, adicione a castanha de caju e a água, e bata por 3 minutos até formar um creme. Reserve.
Modo de preparo
Em uma panela grande pré aquecida, coloque o azeite e as sementes de mostarda. Frite até que elas comecem a dourar, ou até que comecem a “saltar”. Adicione o alho e a cebola e refogue por 3 minutos. Acrescente o grão de bico, o palmito picado e os cogumelos, deixando em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos. Mexa delicadamente para o grão de bico e palmito não desmancharem. Acrescente a polpa de tomate e a água. Adicione o sal e deixe cozinhar, em fogo baixo, por 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite de caju e a cebolinha.
Pessoal é importante ressaltar que qualquer mudança deve ser acompanhada por um profissional qualificado. As mudanças devem ocorrer de acordo com a vontade do indivíduo, sempre respeitar a si mesmo e procurar a saúde.
Só não esquecer que quem é vegetariano ou vegano não ficar sem comer nada! Come muitas coisas, e beeem saborosas! Tentem essas receitas e depois me contem!
Beijos, até semana que vem!